Esta semana será mais curta para trabalhadores e alguns servidores públicos por conta do feriado do Natal. Alguns pontos comerciais terão funcionamento em horário especial durante a semana, mas fecham na quarta-feira (25). Para não perder a viagem, é bom ficar atento ao que abre e fecha na feriado. Confira:

Judiciário

No Poder Judiciário de o recesso de fim de ano tem início nesta sexta-feira (20), que volta a funcionar somente em 7 de janeiro de 2020. Os prazos processuais, exceto dos feitos criminais, continuarão suspensos até o dia 20 de janeiro.

A exemplo de anos anteriores, no período de 7 a 20 de janeiro não serão realizadas audiências ou sessões de julgamento em primeira e segunda instâncias, conforme disposição contida no § 2º do art. 220 do Código de Processo Civil. A suspensão não impede a prática de ato processual de natureza urgente e necessário à preservação de direitos.

No período, os advogados poderão ter vista dos processos em cartórios ou secretarias, bem como retirar autos em carga e obter cópias. Ressalte-se que o expediente forense será executado normalmente no período de 7 a 20 de janeiro e, mesmo com a suspensão de prazos, audiências e sessões, haverá o exercício, por magistrados e servidores, de suas atribuições regulares, ressalvadas férias individuais e feriados.

Saúde

Na área da saúde, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) também ficam abertas normalmente durante a semana, exceto 24 e 25, dias em que apenas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) funcionam normalmente e ficam abertas 24 horas, em .

Campo Grande possui quatro CRS, localizados nos bairros Coophavila II, Aero Rancho, Tiradentes, Nova Bahia. Há seis UPAs nos bairros, localizadas no Leblon, Coronel Antonino, Moreninha II, Universitário, Vila Almeida e Santa Mônica.

Comércio

De acordo com a (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) a recomendação para o funcionamento do comércio na área central e: sábado (21) até às 22h, no domingo (22) das 9h às 18h. Já na segunda-feira (23), funcionamento normal e na terça-feira (24) das 9h às 19h. No dia 25 as lojas devem permanecer fechadas.

Supermercados

Os supermercados de Campo Grande devem abrir normalmente durante a semana, com a possibilidade de horários especiais. No dia 24, as unidades podem abrir até às 20h ficando a critério de cada dono o funcionamento. Já no dia 25 é proibida a abertura, conforme informações da Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados).

Shoppings

O Shopping Bosque dos Ipês abre mais cedo na segunda-feira (23), às 8h da manhã e fecha às 22h. Na Véspera de Natal, abertura também será às 8h com fechamento às 18h. No Natal, quarta-feira, as lojas satélites, âncoras e quiosques ficarão fechadas. Apenas as lojas de alimentação e entretenimento
abrirão das 11h às 20h. E para quem vier fazer compras das 8h às 10h, o estacionamento será gratuito.

No os horários especiais serão na véspera, terça-feira (24), com funcionamento  das 10h às 18h. E na quarta-feira (25), âncoras, lojas, quiosques permanecerão fechados. Já a praça de alimentação e atividades de lazer o funcionamento será facultativo das 10h às 22h.