Pular para o conteúdo
Cotidiano

Confira: 2 bairros de Campo Grande vão ganhar escolas cívico-militares em 2020

Com duas unidades na Capital, Mato Grosso do Sul vai aderir ao Pecim (Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares) a partir de 2020. As escolas cívico-militares serão em regiões consideradas ‘de vulnerabilidade’, como os bairros Los Angeles e Jardim Anache. As unidades serão geridas pela SED (Secretaria de Estado de Educação), que aponta que o programa […]
Arquivo -
Escola com o modelo cívico-militar no DF. (Foto Ilustrativa: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Escola com o modelo cívico-militar no DF. (Foto Ilustrativa: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Com duas unidades na Capital, vai aderir ao Pecim (Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares) a partir de 2020. As escolas cívico-militares serão em regiões consideradas ‘de vulnerabilidade’, como os bairros Los Angeles e Anache. As unidades serão geridas pela SED (Secretaria de Estado de Educação), que aponta que o programa não vai ‘militarizar’ estudantes.

O superintendente de Políticas Educacionais da SED, Hélio Daher, coordenador de implantação das escolas cívico-militares em Mato Grosso do Sul, diz que é importante ressaltar que não serão escolas militares, mas sim, que haverá uma colaboração. “A atuação será em colaboração, nas áreas de gestão escolar e gestão educacional, a fim de contribuir com a melhoria do ambiente escolar. Vale destacar, ainda, que os militares não ocuparão cargos dos profissionais da educação, previstos – por exemplo – na Lei de Diretrizes e Bases da Educação”, afirma.

Daher ainda explica que a ordenação de despesas e a gestão das escolas serão da SED. Na gestão, as escolas terão, abaixo da direção, um responsável pedagógico e um da área militar, para coordenar os trabalhos do Programa.

Na matriz curricular, a diferença será a inserção de uma disciplina referente à atuação dos militares. As outras disciplinas serão as mesmas utilizadas nas demais escolas da Rede Estadual. A adesão ao programa é oficializada nesta sexta-feira (27).

As escolas cívico-militares

A proposta do Pecim será implantada na Alberto Elpídio Ferreira Dias – Prof. Tito, no Jardim Anache, e na Escola Estadual Marçal de Souza, no Jardim Los Angeles. A primeira está em fase final de construção, vai colocar em prática uma proposta desenvolvida em parceria com o (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul). A Escola Marçal de Souza, que atualmente atende 800 alunos de ensino fundamental e médio, também terá a implantação da proposta a partir do ano letivo de 2020.

A SED afirma que a opinião da população dos bairros com relação às escolas cívico-militares é positiva. Segundo pesquisa, 93% dos moradores ouvidos no Jardim Anache aprovaram a proposta. No Los Angeles, quase 80% da população ouvida aprovou a adesão ao Pecim.

O superintendente da SED destacou que foram escolhidas duas escolas em regiões de vulnerabilidade, no Norte e no Sul de . “De acordo com a proposta do programa, as escolas terão apoio financeiro para infraestrutura, uniforme e material pedagógico, além da formação da equipe pedagógica e administrativa”, disse.

De acordo com o Governo Federal, a escola cívico-militar é um modelo desenvolvido para promover a melhoria na qualidade da Educação Básica do País. A proposta prevê, ainda, a construção de um ambiente de parcerias e de maior vínculo entre gestores, professores, militares, estudantes, pais e responsáveis.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Natal antecipado? Decoração fora de época em shopping desperta curiosidade em campo-grandenses

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ministério da Saúde investiga dois casos suspeitos de sarampo no Tocantins

prefeita loa 2025 procuradores procuradoria fundo

Servidores da assistência municipal recusam proposta apresentada por prefeitura

Anvisa suspende a venda de quatro cosméticos que têm a palavra ‘Hemp’ no rótulo

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

Agência Brasil

Veja 3 argumentos de Fux ao votar contra medidas ordenadas a Bolsonaro por Moraes

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

gestão

Conferência Municipal de Políticas para Mulheres acontece nesta quinta-feira em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Perdido desde cedo, burro é capturado após caminhar mais de 7 km em Campo Grande

Moradores acionaram a Polícia Militar e uma equipe da CCZ para resgatá-lo

Cotidiano

Vídeo: Fogo em vegetação se espalha e fogo se aproxima de casas em Campo Grande

Incêndio mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros

Brasil

Veja 3 argumentos de Fux ao votar contra medidas ordenadas a Bolsonaro por Moraes

Ministro afirmou que não viu indícios de fuga do ex-presidente e citou sobre medidas cautelares desproporcionais

Polícia

Padaria famosa no Taveirópolis é fechada pela Vigilância Sanitária e pega clientes de surpresa 

Estabelecimento foi lacrado na manhã desta terça-feira (22)