O Desfile de Sete de Setembro deve reunir mais de 5,5 mil militares e integrantes da sociedade civil, como escolar, no centro de neste sábado (7). Marcado para começar às 8h20 com a Revista à Tropa pelo comandante do CMO (Comando Militar do Oeste). Depois, haverá o hasteamento das bandeiras, a execução do hino nacional e hino da Independência e por fim o acendimento da Pira com o fogo simbólico da Pátria.

O desfile começa, por volta das 9h15, com integrantes de 14 instituições civis, como escolas estaduais, Associação Cidade dos Meninos, escoteiros, maçonaria, Projeto Imperadores do Futuro e Adesg. Depois, entram na rua 13 de maio as unidades das Forças Armadas, como Exército, Marinha e Aeronáutica, as políticas Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros, a (Agência Estadual de Administração Penitenciária), agentes do Presídio Federal da PRF (Polícia Rodoviária Federal) com apresentações em pé e com viaturas.

Conforme informações do CMO, o desfile militar contará também com grupamentos escolares de Cadetes da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), de alunos da EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes), AORE (Associação dos Oficiais da Reserva do Exército) e de alunos do Colégio Militar de Campo Grande. Desfilam ainda, ex-combatentes da FEB (Força Expedicionária Brasileira) e representantes das Organizações Militares do CMO.

No desfile motorizado, serão apresentadas 40 viaturas utilizadas pela Força, com destaque para a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal GUARANI, a mais moderna viatura blindada sobre rodas em utilização no Exército. O desfile deve terminar por volta das 12 horas.

Verde e amarelo

Nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro pediu que a população vá de verde e amarelo aos desfiles de 7 de Setembro para ressaltar que ‘a Amazônia é nossa'. “O maior símbolo que nós temos no Brasil é o verde da Amazônia”, disse.

Uma das intenções de Bolsonaro é usar a comemoração da Independência do Brasil para melhorar a popularidade e incentivar o consumo. Ele lançou a Semana do Brasil, uma campanha para incentivar descontos e promoções no comércio.

Ruas interditadas no centro

Para a montagem do palanque oficial do desfile de 7 de Setembro, a avenida Afonso Pena será interditada a partir desta sexta-feira (6) em Campo Grande. O trecho entre a avenida Calógeras e Rui Barbosa será fechado a partir das 19 horas desta sexta (6) até as 18 horas do sábado (7).

A (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) informou rotas alternativas para os motoristas. Para quem está indo em direção ao Parque dos Poderes, uma opção é seguir pela avenida Calógeras e avenida Fernando Correa da Costa. No sentido contrário, motoristas podem pegar a rua Pedro Celestino, Rua Calarge, Avenida Fábio Zahram e Rua João Rosa Pires.

Já no sábado (7), entre as 5 horas e as 13 horas, serão fechadas as seguintes ruas: a rua 13 de Maio será interditada, no trecho entre a rua Eça de Queiroz e a avenida Mato Grosso; a avenida Mato Grosso fecha em ambos os sentidos entre Avenida Calógeras e Rua Rui Barbosa; a rua 13 de Maio fecha entre a avenida Mato Grosso e avenida Fernando Correa da Costa; a avenida Fernando Correa da Costa fica interditada entre a rua Rui Barbosa e avenida Calógeras no sentido Horto Florestal.

Neste caso, confira as rotas alternativas indicadas pela Agetran: para quem está na rua 13 de Maio no sentido centro/saída para São Paulo, seguir pela rua General Mello e avenida Calógeras; para quem está na rua 14 de Julho no sentido centro/bairro São Francisco, seguir a rua Maracaju e avenida Ernesto Geisel; rara quem está na avenida Mato Grosso no sentido Vila Planalto, seguir a rua Rui  Barbosa, rua Eduardo Santos Pereira, rua 13 de Maio, rua General Mello e avenida Calógeras; para aqueles que estão na avenida Mato Grosso no sentido Parque dos Poderes, seguir avenida Calógeras e avenida Fernando Correa da Costa.