O inverno começa às 11h54 nesta sexta-feira (19) e já promete períodos de estiagem em Mato Grosso do Sul. Além do tempo seco, os dias serão marcados pelo famoso ‘bota casaco e tira casaco’, já que as manhãs devem ser geladas, mas as tardes podem ser quentes, com máximas na faixa dos 30°C.

Dados do prognóstico da Estação Meteorológica Uniderp apontam que nesta sexta-feira (19) o inverno já faz sua estreia com o dia mais curto e a noite mais longa do ano. Ao longo da estação, a duração dos dias deve aumentar aos poucos.

A previsão é de que as frentes frias sejam raras e que passem com fraca intensidade pelo estado. Entretanto, após as frentes frias, as massas de ar polares podem chegar a MS e provocar considerável queda de temperatura.

“As localidades de Ponta Porã, Amambaí, Dourados, Paranhos, Eldorado, Mundo Novo, Maracaju, Rio Brilhante e Sete Quedas além das cidades situadas no centro-sul, podem registrar valores abaixo de 5°C a 0°C e até negativos de temperatura”, diz o meteorologista Natalio Abrahao Filho.

O fenômeno El Niño vai influenciar o clima no inverno de MS, já que permite o avanço de massas frias das latitudes polares até o sul do estado. “Os modelos indicam no final de junho ao final da segunda semana de julho, a presença de massa de ar polar trazendo temperaturas baixas próximas entre 2°C e 5°C no centro-sul e de 5°C na capital”, diz o meteorologista. Há chances de geadas em Dourados e Sete Quedas.

Na região norte e nordeste do MS, as temperaturas continuarão elevadas no inverno. Nas regiões central e sul, temperaturas devem ficar abaixo dos 15°C. As regiões sudoeste e oeste podem sentir temperaturas bastante reduzidas, com menos de 10°C do meio para o fim da estação. Já as regiões leste e sudeste terão temperaturas abaixo dos 15°C. Sobre a estiagem, a previsão é de períodos sem chuva com mais de 25 dias de duração a partir de junho.