Pular para o conteúdo
Cotidiano

Começa domingo: Verão será marcado por chuvas frequentes, calorão e raios em MS

O Verão já começa neste domingo (21) e deve trazer mudanças no clima em Mato Grosso do Sul. A previsão é de dias mais longos, de muito calor e chuvas frequentes no estado. Queda de granizo, ventos fortes e muitas descargas elétricas também estão previstas para a nova estação. Conforme informações do prognóstico de Verão […]
Arquivo -
De arquivo | Minamar Júnior/Jornal Midiamax
De arquivo | Minamar Júnior/Jornal Midiamax

O já começa neste domingo (21) e deve trazer mudanças no clima em Mato Grosso do Sul. A previsão é de dias mais longos, de muito calor e chuvas frequentes no estado. Queda de granizo, ventos fortes e muitas descargas elétricas também estão previstas para a nova estação.

Conforme informações do prognóstico de Verão do (Centro de Monitoramento de Tempo e Clima), as temperaturas devem subir devido à posição relativa do sol no Hemisfério Sul. De acordo com a coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues, a estimativa é de que o acumulado de chuvas durante os três meses chegue a 500 mm em MS.

“Devido as características climáticas, o verão é especialmente importante para atividades econômicas como a agropecuária e a geração de energia por meio das hidrelétricas, uma vez que as chuvas permitem a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água para níveis satisfatórios”, explica Rodrigues.

Outras situações que devem ser comuns no verão são as chuvas com potencial de alagamentos, sensação térmica elevada, aumento do nível dos rios e a chegada de novas áreas de instabilidade.

A especialista explica que o verão 2019/2020 será sem a presença de El Niño ou La Niña. Ambos são fenômenos oceânico-atmosféricos que ocorrem na porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial e que, quando se manifestam, interferem na chuva e na temperatura na América do Sul.

Conforme o modelo estatístico do (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas devem ser mais intensas no extremo oeste, extremo sul e bolsão de MS. “Nestas localidades, espera-se acumulados de chuvas acima da média histórica ao longo da estação. As demais áreas do Estado, há probabilidade de acumulados de chuvas ligeiramente abaixo da média durante o trimestre”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ferro solto na pista provoca acidente na BR-262 e motorista cai em ribanceira de 30 metros em rodovia 

[ BASTIDORES ] Demorou… deixa comigo!

Governo do Rio de Janeiro criou um Grupo de Trabalho com secretários para avaliar os impactos do tarifaço de Trump nas exportações do Estado

Morre mulher que sofreu acidente de motocicleta em anel viário de MS

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Preso foge durante instalação de tornozeleira eletrônica na fronteira com MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra sensação térmica de -1°C

Menor temperatura foi registra do sul do Estado

Emprego e Concurso

Semana termina com 2 mil vagas de emprego abertas na Funsat

Mais de 200 empresas oferecem vagas distribuídas entre 130 profissões, e a maioria não exige experiência para ingressar

Famosos

‘Nem deveria ter nascido’, diz Raul Gazolla ao relembrar morte de Guilherme de Pádua

Sincerão, Raul Gazolla revelou qual foi sua reação ao receber a notícia da morte de Guilherme de Pádua, assassino da atriz Daniella Perez

Polícia

Homem é preso em flagrante por furto e danos em igreja de Dourados

A ação ocorreu no Bairro Campo Belo, região sul da cidade