Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com título ‘cedido’, vereadores de Campo Grande homenageiam homem que inventou ET Bilú

Mais uma casa parlamentar de Mato Grosso do Sul aceitou homenagear o homem que inventou a história do ‘ET Bilú’, apontada como um dos maiores fiascos na história da ufologia. Urandir Fernandes de Oliveira, que agora explora comercialmente a ideia de que a terra não é redonda com um centro turístico em Corguinho, a 99 […]
Arquivo -
Foto: Leonardo de França
Foto: Leonardo de França

Mais uma casa parlamentar de Mato Grosso do Sul aceitou homenagear o homem que inventou a história do
‘ET Bilú’, apontada como um dos maiores fiascos na história da ufologia. Urandir Fernandes de Oliveira, que agora explora comercialmente a ideia de que a terra não é redonda com um centro turístico em , a 99 quilômetros de , recebeu nesta quarta-feira (21) o título de ‘cidadão campo-grandense’.

A homenagem da Câmara Municipal de Campo Grande foi feita por indicação, no papel, do vereador Antônio Cruz (PSDB). No entanto, ele mesmo admitiu em nota que sequer estaria no evento e ‘cedeu’ as vagas para colegas. Wilson Sami (MDB), então, resolveu dar o título a Urandir, a ‘pedido de um amigo’.

A decisão recebeu críticas devido às polêmicas que cercam as atividades de Urandir Fernandes. Ele já tinha
sido homenageado, em outubro de 2018, com título de ‘Cidadão Sul-Mato-Grossense concedido pelos deputados Junior Mochi (MDB) e Paulo Siufi (MDB). Na época, Siufi também admitiu que não sabia ao certo era o homeageado.

Suspeita internacional e motivo de piada

Urandir se tornou alvo de suspeita internacional e de piadas em 2010, quando apareceu em rede nacional de televisão apresentando o que jurava ser um extraterrestre chamado Bilú, que falava português e teria visitado a propriedade rural que ele gerencia, em Corguinho.

No local, atualmente um empreendimento chamado Cidade Zigurats recebe turistas e abriga um ‘centro de pesquisas’ que nega princípios científicos básicos, como o formato esférico do Planeta Terra.

O vídeo do ET Bilú foi desmentido por diversas equipes de perícia, que disseram que suposto alienígena de Urandir era, na verdade, uma pessoa disfarçada.

Ao todo, 87 pessoas receberam honrarias na noite desta quarta em comemoração ao aniversário de 120 anos da Capital. Até entre eles, a indicação causou ‘estranhamento’ e curiosidade.

Um dos homenageados, detentor de títulos acadêmicos tradicionais, estranhou o nome de Urandir na lista. “Não quero julgar ninguém, mas os vereadores deviam ser mais rigorosos. Se depois descobrem que isso é picaretagem, constrange todo mundo. Fui atrás: esse cara vestiu alguém para se passar por um ET, e parece que ganha dinheiro arrastando turistas com o papo de que a terra não é redonda, mas sim esférica”

Títulos de políticos e marketing

Os títulos recebidos de políticos, além de fotos feitas durante encontros com detentores de cargos públicos são apontados em materiais promocionais como espécie de chancela para os empreendimentos de Urandir. Ao receber a comenda, no entanto, ele mesmo admitiu que nem conhecia os vereadores implicados.

“Apesar de eu não conhecer nenhuma das pessoas que me indicaram, hoje que eu fiquei conhecendo. Agradeço ao nobre gesto deles”, comemorou Urandir.

Horas antes, no entanto, uma empresa se identificando como da assessoria de imprensa de Urandir encaminhou nota ao Jornal Midiamax tentando desqualificar a declaração de Antônio Cruz revelando que tinha cedido a vaga para homenagem e que sequer conhecia o inventor do ET Bilú.

Encontro corrido no corredor

Procurado pelo jornal, o vereador Antônio Cruz repetiu que só conheceu Urandir na manhã do dia da homenagem, quando ele, acompanhado de duas pessoas, teria visitado o parlamentar durante um plantão médico. Teriam falado rapidamente, mas Cruz disse que em momento algum negou a nota oficial emitida pela assessoria parlamentar dele e que continua disponível até nas redes sociais do gabinete.

O ufologista Ademar José Gevaerd divulgou nota pública em que questiona o vereador Antônio Cruz (PSDB) pelo título a Urandir. Ele chega a cogitar que tipo de interesse poderia justificar a indicação. No evento da Câmara, o homenageado acusou Gevaerd de ‘perseguir muitas pessoas há 20 anos’ e sugeriu exame de sanidade ao pesquisador que constantemente é citado por autoridades e documentários internacionais que pesquisam a existência de vida em outros planetas.

O vereador Wilson Sami, pivo da indicação polêmica, revelou que só concedeu o título a pedido de um amigo que edita uma publicação. No título, várias edições têm as páginas preenchidas com artigos que enaltecem as ideias terraplanistas dos empreendimentos gerenciados por Urandir. Wilson Sami ainda acrescentou que não ‘comunga dessa teoria’. (Com informações de Ana Paula Chuva, Guilherme Cavalcante, Richelieu Pereira e Nyelder Rodrigues).

ET Bilú: Fiasco e piada nacional

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Viúvo doa acervo pessoal de Paulo Gustavo para leilão; veja quais são os itens

pertences de eliza samudio

‘Na esperança de encontrar os restos mortais’, diz mãe ao receber objetos de Eliza Samúdio

estátua

Suspeitos de sequestro e extorsão são soltos após audiência de custódia em MS

Rixa de grupos rivais seria motivação para assassinato de adolescente de 16 anos em MS

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Criminoso é condenado a 23 anos de prisão por estupro de vulnerável em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Bolsa Família injeta R$ 129 milhões em Mato Grosso do Sul e beneficia 190 mil famílias em julho

Os pagamentos do Bolsa Família iniciam nesta sexta-feira (18) e segue até o dia 31

Cotidiano

Beneficiários do INSS madrugam atrás de atendimento para receber ressarcimento

Só em Campo Grande, são 11 agências dos Correios habilitadas para atender aposentados e pensionistas

Política

Deputado cita Zambelli e vê ação da PF caminho para Bolsonaro não listar entre fugitivos do 8/01

O parlamentar comentou ostensiva contra o ex-presidente e afirmou que a imposição do uso de tornozeleira já era defendida pelo PT

Brasil

‘Suprema humilhação’: após colocar tornozeleira, Bolsonaro diz que PGR não tem provas

Questionado se vai respeitar as medidas impostas, Bolsonaro disse que não responderia a essa pergunta