Em pouco tempo, o fogo foi capaz de reduzir uma igreja a cinzas neste fim de semana no Portal Caiobá, em . De tudo que a comunidade conseguiu construir no local ao longo de onze anos, sobrou apenas uma caixa de som, deformada pelo calor das chamas. Após o baque das perdas, a igreja tenta se reerguer e pede a ajuda para conseguir ao menos um templo provisório.

Com templo em cinzas, igreja evangélica pede ajuda para se reerguer no Caiobá
Bispa lamenta as perdas materiais causadas pelas chamas. (Foto: Minamar Junior)

Emocionada, a bispa Aydelir Rangel da Silva conta que precisa de toda a ajuda necessária. A igreja existe há 20 anos, mas está no endereço alugado há 11. Nesta segunda-feira (24), discípulos reviravam os escombros e limpavam a igreja. Segundo Aydelir, o primeiro passo é conseguir uma tenda, para que os cultos continuem.

“O que precisamos urgente é de um lugar para cultuar. Por enquanto, pode ser uma tenda improvisada por aqui mesmo, então pedimos ajuda com uma tenda de 7,5m x 7,5m. Também precisamos de ajuda para conseguir cadeiras, som e microfone. Com este , ficamos sem trabalho e sem igreja”, diz.

Com templo em cinzas, igreja evangélica pede ajuda para se reerguer no Caiobá
Foto mostra o estado da igreja antes do incêndio. (Foto: Mylena Rocha)

A igreja evangélica Ministério Apostólico El Shaday conta com 20 discípulos atuantes, mas a bispa garante que sempre tem mais gente nos cultos. Ela ainda afirma que um novo empecilho surgiu para a reconstrução da igreja: ela não pode comprar o local. “O locatário não quis vender, então precisamos encontrar um lote para comprarmos e reconstruir a igreja. Não vale a pena construir tudo de novo aqui, não é nosso”.

Além de ajuda com os materiais para o culto, os discípulos lançaram uma vaquinha na internet para arrecadar R$ 50 mil para a reconstrução da igreja. Quer ajudar? Confira o link. Quem tiver algum material para doar, também pode entrar em contato pelo telefone 67 99298-0698.

Com templo em cinzas, igreja evangélica pede ajuda para se reerguer no Caiobá
Discípulos reviravam escombros do local do incêndio. (Foto: Minamar Junior)

O incêndio

A igreja evangélica ficou totalmente destruída na tarde do domingo (23). Devido às chamas, o teto da igreja caiu e a estrutura ficou totalmente comprometida. A bispa conta que tinha acabado de limpar o local para o culto que seria realizado à noite, quando viu que a igreja, que fica ao lado de sua casa, pegava fogo.

A casa da bispa não chegou a pegar fogo, mas a fuligem das chamas invadiu a casa, que está com o chão e os móveis repletos de cinzas. “Está um cheiro forte de fumaça, não dá para ficar aqui dentro”, diz.

A suspeita é de que o fogo tenha sido causado por um curto circuito, mas uma perícia ainda deve confirmar o motivo do incêndio. O atendeu ao incêndio e foram usados 1,2 mil litros de água para extinguir o fogo. As fiscalizações em edificações como a de igrejas de pequeno porte é feita por amostragem, forma ordinária ou denúncia.

Ainda segundo os Bombeiros, as fiscalizações são feitas em vários tipos de estabelecimentos, mas em igrejas pequenas como a El Shaday, a certificação pode ser feita pelo responsável pelo local de forma online no sistema PREVENIR. As normas técnicas que norteiam o SSCIP (Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico) também podem ser conferidas no site.