Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com previsão de chuva distante, Defesa Civil sobrevoa Pantanal para avaliar incêndios

A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul sobrevoa a região do Pantanal na manhã desta quarta-feira (30) para analisar a dimensão dos estragos do fogo que atinge o bioma há quatro dias e propor estratégias de combate. Nas proximidades da BR-262, as labaredas chegam a 10 metros de altura e a melhora no tempo […]
Arquivo -
Fogo atinge as duas extremidades da BR-262
Fogo atinge as duas extremidades da BR-262

A de sobrevoa a região do na manhã desta quarta-feira (30) para analisar a dimensão dos estragos do fogo que atinge o bioma há quatro dias e propor estratégias de combate. Nas proximidades da BR-262, as labaredas chegam a 10 metros de altura e a melhora no tempo seco com a chegada de chuvas está prevista apenas para a segunda semana de novembro.

O coordenador da Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), o tenente coronel Fábio Catarinelli, sobrevoa a região do Pantanal nesta quarta-feira. Até a terça-feira (29), foram 50 mil hectares de vegetação atingidos pelo fogo.

Desde segunda-feira (28) uma força-tarefa conta com 26 homens, dos quais 11 são bombeiros e sete brigadistas do PrevFogo do Ibama. Há, ainda, cinco militares integrantes do GPA e dois oficiais do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, que operam a aeronave Air Tractor AT-400, com capacidade para lançar três mil litros de água em alvos em chamas.

O fogo, nesse momento, atinge áreas particulares, a partir do km 600 da BR-262 (30 km no sentido Oeste de ), nos dois extremos da rodovia, chegando próximo a Porto Morrinho (ponte rodoviária sobre o Rio Paraguai) e abrangendo a Estrada-Parque (MS-184), na região de atrativos turísticos conhecida como Passo do Lontra. O fogo forma uma linha de área queimada que chega a 50 km, algo jamais visto pelos antigos pantaneiros e ribeirinhos.

Previsão de chuva

A meteorologia não prevê uma chuva significativa na região do Pantanal nesta semana. A coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima), Franciane Rodrigues, explica que a chuva não está prevista até, pelo menos, o dia 7 de novembro.

“Até lá o tempo seguirá sem grandes mudanças, a condição de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuvas isoladas pelo menos até a primeira semana de novembro, e temperaturas muito elevadas. As chuvas poderão se regularizar no fim da primeira quinzena de novembro com chuvas mais volumosas e generalizadas. Espera-se que, no acumulado geral, novembro seja mais chuvoso, com chuvas acima da média”, explica.

Rodrigues ressalta que o motivo do tempo seco que tem atingido o estado nos últimos dias tem relação com uma massa de ar seco e quente, que provoca esse tempo estável ao longo da semana. “Porém, o forte aquecimento diurno, por vezes, favorece a ocorrência de tempestades bem isoladas”, afirma.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Macaco que anda ‘como humano’ choca turistas em praia do Pará: ‘Não é IA’

PF deflagra operação em Sidrolândia contra esquema de contrabando de cigarro

navirai camara

Juiz ratifica provas após erro processual anular condenação de ex-presidente de Câmara

‘Briga familiar e drogas’, relata sobrinho sobre vila em que tio foi morto e Emanuelly vivia

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

De Campo Grande, casal morre em acidente de carro na Raposo Tavares

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: Com aeronave e equipe em solo, Bombeiros usam 21 mil litros em combate à incêndio

Incêndio atingiu área de vegetação na zona rural de Campo Grande, próximo aos bairros Santa Luzia e José Abraão, na região noroeste da capital

Esportes

Corinthians e Cruzeiro avançam à final do Campeonato Brasileiro Feminino

Final do Brasileiro será disputada em partidas de ida e volta nos dias 7 e 14 de setembro

Trânsito

Comerciante morre em capotagem na MS-316, em Paraíso das Águas

Wilson era bastante conhecido no distrito de Pouso Alto e a morte dele comoveu a cidade

Cotidiano

VÍDEO: Incêndio atinge área de vegetação ao lado de residencial no Jardim Seminário

Fogo se espalhou rapidamente e fumaça se alastrou por todo o bairro