Pular para o conteúdo
Cotidiano

PREPARE-SE: Com 43°C, quarta-feira deve ser o dia mais quente do ano em MS

Nesta semana, os sul-mato-grossenses poderão sentir na pele o que Cássia Eller quis dizer com uma de suas músicas mais famosas. O segundo o sol não vai chegar, mas é quase isso: as temperaturas chegam a 43°C no estado na quarta-feira (11). A onda de calor persiste no estado e MS pode ter o dia […]
Arquivo -
Foto: Marcos Ermínio/Midiamax
Foto: Marcos Ermínio/Midiamax

Nesta semana, os sul-mato-grossenses poderão sentir na pele o que Cássia Eller quis dizer com uma de suas músicas mais famosas. O segundo o sol não vai chegar, mas é quase isso: as temperaturas chegam a 43°C no estado na quarta-feira (11). A onda de calor persiste no estado e MS pode ter o dia mais quente do ano.

As maiores temperaturas de 2019 até então foram registradas no dia 24 de janeiro em , a 454 km de . Neste dia, a cidade marcou a máxima de 41,3°C, de acordo com o (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima).

Nesta quarta-feira (11), o calor deve ser ainda mais intenso. Previsão do Inmet (Instituto Nacional de ) aponta que os termômetros devem marcar 43°C. “Devido a previsão de temperaturas estarem muito elevadas, ocasionado pelo predomínio da massa de ar seco, é possível que Mato Grosso do Sul registre temperaturas acima do recorde histórico anual 2019”, diz a meteorologista e coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues.

Em Campo Grande, a maior temperatura do ano também foi registrada em janeiro, no dia 23 daquele mês os termômetros marcaram 37,9 °C. Também na quarta-feira (11), o recorde anual pode ser atingido. A previsão é de que o calorão atinja os 40°C na Capital.

O meteorologista Natálio Abrahao Filho, da Estação Meteorológica Uniderp, confirma que se a previsão for certeira, a quarta (11) será sim o dia mais quente de 2019. “Temos que aguardar a confirmação desses valores [da previsão]. Se ocorrer, será confirmado como o [dia] mais quente”. Ele ainda explica que este calor não é atípico, já que no mesmo período do ano passado, os sul-mato-grossenses também sofreram com o clima quente.

E a chuva?

O clima quente se deve a uma onda de calor que persiste no estado. A chuva, tão esperada para aliviar os problemas respiratórios causados pelo tempo seco, não deve chegar tão cedo. “Nos próximos dias persistem as condições meteorológicas de forte subsidência, ou seja, quando a alta pressão promove o movimento descendente de ar de níveis superiores à superfície, inibindo o desenvolvimento de nuvens de chuva convectiva”, diz o Inmet.

Sem a sonhada chuva, a umidade relativa do ar tem índices abaixo de 15%, especialmente em áreas do centro-norte do estado, inclusive da Capital. A situação só começa a mudar na quinta-feira (12), quando a nebulosidade aumenta no sul e sudoeste de MS, com pequena chance de chuva isolada.

O segundo sol chegou?

Entre os leitores do Midiamax, o não fica de lado nem mesmo diante da notícia sobre os dias de calor. Não faltam gozações sobre quem antes reclamava tanto do clima mais fresco e agora está sofrendo com o calor. “Quem gosta de calor, deve estar amando essa notícia”, disse uma sul-mato-grossense.

Entre as ‘zoações’, nem mesmo a cantora Cássia Eller ficou de fora. “Agora entendo quando a Cássia Eller falava sobre o segundo sol”, brincou outro leitor.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dua Lipa encanta fãs ao mandar mensagem em português sobre nova turnê

Virou pai? Ex-BBB Davi Brito anuncia adoção de menino: ‘Meu filho’

Eduardo Bolsonaro terá prazo para responder a questionamento, se assim quiser (Pablo Valadares, Agência Câmara)

Diretor da PF irá incluir ameaças de Eduardo Bolsonaro em inquérito

‘Quando acordei tinha policiais no quintal’, disse morador onde assassino de Leonardo se escondeu

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

Ônibus usado volta a Campo Grande para Consórcio Guaicurus requentar ‘teste ecológico’

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é esfaqueada no abdômen por confeiteira e tem vísceras expostas em Campo Grande

Suspeita foi presa em casa e negou o crime

Le Blog Maria Antonia

Turnê de Billie Eilish vai virar filme em 3D dirigido por James Cameron

Billie Eilish surpreendeu os fãs com uma revelação cinematográfica de peso!

Política

Senadores embarcam para missão nos EUA na sexta-feira

Reuniões com representantes da presidência norte-americana começam dia 28 de julho

Mundo

Entre os 50 do mundo: João Fonseca registra melhor posição da carreira no ranking da ATP

Brasileiro manteve os 1.116 pontos e subiu de posição mesmo sem entrar em quadra