Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com mais dez postos de saúde, 32 unidades já atendem em horário estendido em Campo Grande

Mais dez UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) passam a funcionar até às 19h, a partir desta quarta-feira (13). Com a ampliação, um total de 32 unidades da Capital passam a atender em horário estendido. A estratégia municipal é incentivar que usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) […]
Arquivo -

Mais dez UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) passam a funcionar até às 19h, a partir desta quarta-feira (13). Com a ampliação, um total de 32 unidades da Capital passam a atender em horário estendido.

A estratégia municipal é incentivar que usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) busquem a Atenção Primária em vez dos atendimentos de emergência e urgência, oferecido pelas UPA (Unidades de Pronto Atendimento).

Segundo levantamento da (Secretaria Municipal de Saúde), cerca de 80% dos atendimentos feitos nas UPA poderiam ocorrer nas UBS e UBSF, o que resolveria o problema de superlotações e de demora nos atendimentos emergenciais.

“As UBS atendem à comunidade local. Todas as pessoas que possuem uma pequena gravidade de enfermidade ou enfermidades crônicas devem ser tratadas nelas. Na prática, o paciente tem uma febre baixa durante a noite. No outro dia, pela manhã, ele pode procurar uma UBS para investigar o que está gerando esta febre. Mesmo a consulta não estando agendada”, explicou o prefeito Marquinhos Trad, na última terça-feira (12) durante visita a uma unidade.

Segundo a Prefeitura, todas as unidades possuem escala para atender pacientes não agendados, já que os médicos destas unidades não têm quantidade mínima de pacientes, mas horário de plantão.

Funcionamento

Publicada nesta quarta-feira, a resolução que estende o horário de funcionamento resulta em 32, das 68 unidades, com horário estendido. Destas, 26 funcionam das 7h às 19h; Duas das 6h às 18h e cinco unidades das 7h às 17h, sem pausa para almoço.

Já as demais 35 unidades têm horário de funcionamento das 7h às 11h e 13h às 17h. A previsão é que até julho deste ano, todas as 68 unidades estejam em uma das três modalidades.

Confira abaixo a relação das unidades que tiveram o horário de atendimento ampliado:

Vila Cox, Azaleia, Jockey Clube, Oliveira II, Mata do Jacinto, Anhanduí, Indubrasil, Artártica, Cidade Morena e Sírio Libanês.

Já têm horário estendido em funcionamento:

UBSFs Moreninha, Nova Bahia, Vila Fernanda, Vila Nasser, Santa Carmélia, Jardim Botafogo, Iracy Coelho , Los Angeles, UBS Guanandi, UBSF Serradinho, UBSF Tarumã, UBSF São Conrado, UBSF São Francisco, UBSF Estrela Dalva, UBS 26 de Agosto, UBSF Jardim Itamaracá, UBS Universitário, UBSF Ana Maria do Couto e UBS Estrela do Sul e UBSF Jardim Noroeste e as Clínicas da Família Nova Lima e Portal Caiobá.

(Com informaçõers da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Botafogo leva susto, mas supera Estudiantes-ARG e depende só de si para avançar na Libertadores

São Paulo é salvo por Lucca, empata com Libertad e garante classificação na Libertadores

Utilizando helicóptero, policiais apreendem R$ 1 milhão em drogas

Custo de cesta básica ideal para uma pessoa chega a R$ 432 em abril

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Bêbado é preso após invadir casa da ex-mulher e descumprir medida protetiva

Últimas Notícias

Brasil

Aéreas podem se negar a embarcar animais de suporte emocional, diz STJ

Processo está em segredo de Justiça

Polícia

Passageira de aplicativo é presa com droga junto ao corpo em viajem de Ponta Porã à Capital

Os militares realizavam bloqueio policial no trevo entre a MS-164 e MS-462

Esportes

Fluminense encaminha vaga na Sul-Americana, Vitória dependerá de si para ir aos playoffs

Penúltima rodada da fase de grupos da Sul-Americana

Polícia

Mulher em situação de cárcere e abusos é resgatada em Ponta Porã

Mulher relatou que sofria violência psicológica e queria terminar o relacionamento