Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com inauguração para agosto de 2023, ponte de Porto Murtinho é início da Rota Bioceânica

Uma visita técnica na manhã desta terça-feira (19) reuniu autoridades brasileiras e paraguaias no ponto do rio Paraguai, em Porto Murtinho, onde deve ser construída uma ponte que ligará os dois países. Segundo o titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) Jaime Verruck, a previsão é de […]
Arquivo -
Com inauguração para agosto de 2023, ponte de Porto Murtinho é início da Rota Bioceânica
, autoridades paraguaias, além de representantes da se reuniram para finalizar projeto (Foto: Marcelo Armoa/Segov)

Uma visita técnica na manhã desta terça-feira (19) reuniu autoridades brasileiras e paraguaias no ponto do rio , em , onde deve ser construída uma ponte que ligará os dois países. Segundo o titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) Jaime Verruck, a previsão é de que o pontapé para a Rota Bioceânica seja inaugurado até agosto de 2023.

“Hoje temos orçamento, temos projeto, tem uma equipe técnica já trabalhando aqui, portanto as condições todas estão reunidas. É um grande passo para a estruturação logística e a integração econômica do Estado de Mato Grosso do Sul, e torna realidade o sonho de muitas pessoas que pensaram e discutiram a concretização de uma rota bioceânica”, afirmou o secretário.

Ainda segundo Verruck, os dois lados estão fazendo esforços concentrados para concluir todos os projetos e trâmites burocráticos em 12 meses, de modo que a obra seja iniciada o mais rápido possível. O investimento estimado é de US$ 75 bilhões, custeado pela Itaipu e o governo do Paraguai e ligará a cidade de Mato Grosso do Sul a de Carmelo Peralta, no país vizinho.

Este foi o primeiro encontro de trabalho para discutir o projeto entre as autoridades dos dois países. Estavam presentes também diretores da Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional. A visita técnica teve o objetivo de definir o local em que a ponte será construída, explicou Carlos Marun, diretor da Itaipu Binacional.

“A partir daí é possível a convocação de uma reunião extraordinária do Conselho de Administração para aprovar os recursos destinados ao custeio da fase preparatória, que seriam os estudos, o licenciamento”, declarou o diretor.

Conforme o diretor-geral da Itaipu no Paraguai, Jose Alberto Alderete, “a construção das pontes vai promover o desenvolvimento da fronteira Paraguai- e proporcionar benefícios para a população dessa região”.

A diretora financeira de Itaipu, Monica dos Santos, o diretor de coordenação da entidade, Miguel Gomez, o deputado federal Vander Loubet (PT), além de técnicos do Departamento de Engenharia da Itaipu também participaram da visita.

Projeto

O local escolhido para construir a ponte fica a pouco mais dez quilômetros à direita da cidade de Porto Murtinho, subindo o rio. Para tanto será preciso implantar um trecho de 11 km de asfalto costeando o rio, a partir da BR-267. No lado paraguaio serão mais 4 km até a área urbana de Carmelo Peralta. A obra terá como parâmetro a ponte estaiada construída sobre o rio Paranaíba e que liga a cidade de Paranaíba a Porto Alencastro (MG).

A extensão total da ponte terá 680 metros, de uma barranca a outra do rio, 12 metros de largura com mais uma passarela lateral para pedestre de um metro de largura. O vão entre os dois pilares terá 380 metros, mais 150 metros de cada pilar até a margem. A altura dos pilares que sustentarão os cabos será de 95 metros. (Com assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher sofre suspeita de fratura no nariz após ser agredida pelo ex-companheiro

Consulta ao maior lote do Imposto de Renda da história será aberto nesta sexta-feira

Monique Evans se reconcilia com a filha após desentendimentos

senado jornada de trabalho papa

CCJ do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

pedagio br 163 rodovia ccr antt duplicação

ANTT defende reduzir duplicação para não subir pedágio da BR-163

Netanyahu anuncia morte de líder do Hamas: estamos prontos para encerrar guerra

Últimas Notícias

Cotidiano

Hospital do Amor realiza exames gratuitos de mamografia em shopping na Capital 

Ação acontece nos dias 4 e 5 de junho

Transparência

Empresários pagavam propina de 5% para ex-servidores da SED fraudarem licitações milionárias

Esquema visava inserir falsas cotações de preços em licitações para maquiar direcionamento

Famosos

Famosa apoia abaixo-assinado contra Virginia na Grande Rio

Protesto é contra entrega de cargo de rainha da escola de samba à Virginia

Transparência

ANTT defende reduzir duplicação para não subir pedágio da BR-163

Com nova proposta, CCR deverá duplicar menos da metade da rodovia