Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com frota vencida, Consórcio Guaicurus judicializa briga por concessão milionária

O Consórcio Guaicurus foi à Justiça para solicitar que perícia seja feita no contrato milionário de concessão do transporte público de Campo Grande. No pedido, o consórcio formado pelas quatro empresas que exploram o transporte coletivo com frota vencida afirma que opera “no limite de suas forças” e que várias questões precisam ser respondidas. A […]
Arquivo -
Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa

O foi à Justiça para solicitar que perícia seja feita no contrato milionário de concessão do transporte público de . No pedido, o consórcio formado pelas quatro empresas que exploram o transporte coletivo com frota vencida afirma que opera “no limite de suas forças” e que várias questões precisam ser respondidas.

A ação para produção de prova antecipada foi ajuizada pelo consórcio na última sexta-feira (3). Responsável por julgar o processo, o juiz Marcelo Andrade Campos Silva, da 1ª Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos, determinou que a Prefeitura de Campo Grande seja notificada a respeito da ação.

Na petição, o Consórcio, que tem ônibus vencidos e precisa trocar ao menos 50 veículos, alega que enfrenta dificuldades econômicas causadas, segundo o consórcio, por “desajustes/fatos novos ocorridos após o contrato”.

As empresas de ônibus afirmam, ainda, que pode haver “colapso do sistema de transporte público”. O consórcio diz que a prefeitura de Campo Grande tem tomado algumas medidas para atender as demandas das empresas, mas “muito ainda precisa ser feito”.

A perícia no contrato solicitada pelas empresas, precisa, conforme o pedido, responder algumas questões. Entre elas, diminuição no número de passageiros, aumento de gratuidade e queda da velocidade dos ônibus e aumento no tempo da viagem, aumento da concorrência de aplicativos e motos.

Alguns desses pontos, inclusive, foram citados pelo diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine de Lima, ao anunciar que novo contrato de transporte coletivo pode apresentar redução de frota em até 15%.

Outro ponto citado pelo consórcio, que deverá ser analisado na perícia em caso de determinação da Justiça, é o que prevê tarifa de ônibus ainda mais caro para o usuário que já enfrenta tarifa no valor de R$ 3,95.

“Se o reajuste anual da tarifa é suficiente ou não para se obter o adequado equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão”, afirma o consórcio na petição.

Ainda de acordo com as empresas, com as conclusões da perícia, seria possível ajustar o contrato. O Consórcio Guaicurus cita que com as adequações ‘amigáveis’, o que eles consideram como ‘problemas’ poderiam ser evitados. A possibilidade de multa anunciada pela (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos) em razão da frota vencida dos ônibus é citada como um dos ‘problemas’.

Apesar da determinação do juiz Marcelo Andrade para notificação da prefeitura a respeito da ação, o município ainda não foi oficialmente citado. O diretor-presidente da Agereg, Vinícius Leite afirmou ao Jornal Midiamax que só vai comentar o pedido de perícia após notificação da Justiça.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atlético abre 2 a 0, joga com um a mais e cede empate ao Bolívar na Sul-Americana

Homem é executado a tiros na frente da esposa em Dourados

Botafogo cede empate ao Mirassol após abrir 3 a 0 e torcida vaia time e Ancelotti

VÍDEO: Micro-ônibus fica destruído por incêndio na BR-262

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

Atingidos a tiros por dupla em moto, um fica ferido e outro em estado grave na Nhanhá

Palmeiras faz 1º tempo primoroso, some no 2º, mas ganha do River Plate na Libertadores

Últimas Notícias

Esportes

Quarteto paulista vai às quartas de final da Copa do Brasil Feminina

Corinthians foi o primeiro a se garantir nas quartas de final

Brasil

Câmara aprova urgência para projeto de anistia

O resultado foi bastante comemorado por deputados a favor do projeto

Trânsito

Acidente entre carretas deixa um morto na MS-320

O veículo que vinha logo atrás não conseguiu frear a tempo

Colunas

Desembargadora é indicada pelo STF para compor CNJ

A desembargadora integra a 5ª Câmara Cível