Com 500 na fila, bariátricas serão retomadas em agosto no HRMS
Em agosto de 2019, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) deve retomar o serviço de cirurgia bariátrica. O atendimento será para pacientes encaminhados pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) já regulados no sistema. De acordo com as informações, as consultas já começaram a ser realizadas, porém os pacientes devem passar ainda por […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em agosto de 2019, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) deve retomar o serviço de cirurgia bariátrica. O atendimento será para pacientes encaminhados pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) já regulados no sistema.
De acordo com as informações, as consultas já começaram a ser realizadas, porém os pacientes devem passar ainda por avaliações criteriosas antes dos procedimentos.
O HRMS é habilitado desde 2007 para realizar o procedimento, porém há aproximadamente 4 anos, as cirurgias bariátricas estavam suspensas, devido à falta de estrutura adequada e profissionais especializados na área.
Ainda conforme as informações, em março de 2019, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), junto com o HRMS, reativou o procedimento após avaliações.
Segundo dados da SES, atualmente são 500 pacientes aguardando na fila, e a expectativa é de realizar aproximadamente 16 cirurgias por mês.
Avaliação
Uma equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, esteve no HRMS para verificar a estrutura do prédio e a possível adaptação dos espaços onde as cirurgias seriam realizadas.
Conforme informações, foi oferecida uma capacitação acadêmica para os profissionais que farão parte do setor de cirurgias bariátricas.
Sobre o espaço físico das enfermarias e a especialização da equipe médica, o HRMS e a Funsau (Fundação Nacional de Saúde) fizeram um acordo onde ficaram especificados alguns critérios para seleção dos pacientes quer serão submetidos ao procedimento bariátrico.
No pacto, os pacientes só podem ser admitidos para a cirurgia se estiverem com até até 45 kg/m² de IMC (Índice de Massa Corporal) e peso máximo de 150 kg.
Atualmente a equipe de cirurgiões é composta pelos médicos Luis Fernandes Ferreira e Márcio Eduardo de Souza Pereira, além da equipe multidisciplinar, enfermeiros, nutricionistas, psicóloga, assistente social e educadora física.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Durante discussão, mulher pula de caminhonete em movimento no interior de MS
A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros com algumas escoriações pelo corpo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.