Terminam neste domingo (27), as inscrições para o (Sistema de Seleção Unificada). Os estudantes podem acessar o sistema até às 23h59 (horário de Brasília). Resultados serão divulgados na segunda-feira (28).

De acordo com a Agência Brasil, nesta edição o Sisu oferece 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país. Para concorrer as vagas, o candidato precisa ter realizado o 2018 e ter obtido nota acima de zero na redação.

São 3,5 milhões de estudantes que preenchem os requisitos e podem concorrer as essas vagas, segundo o MEC. Vale lembrar que até o fim do período de inscrição, os candidatos podem mudar as opções de curso. Será válida a última opção confirmada.

Inscrição

Para realizar a inscrição o candidato pode acessar a página do Sisu. Os estudantes podem selecionar até duas opções de curso, na ordem de preferência.

Este ano, os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera, diferente de edições anteriores, que os candidatos selecionados para a segunda opção poderiam participar da lista e ter a chance de ser escolhido para o curso da primeira opção.

Os alunos que não forem selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções, podem participar da lista de espera do dia 29 de janeiro ao dia 5 de fevereiro. A chamada será feita pelas próprias instituições de ensino a partir de 7 de feveiro.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 28 de janeiro. A matrícula dos selecionados deve ser feita de 30 de janeiro a 4 de fevereiro. A convocação

Os candidatos podem acompanhar a inscrição pela internet, no site do Sisu, ou pelo aplicativo do sistema de seleção. Pelo app, é possível ter acesso às classificações parciais e notas de corte, ver o resultado final e a lista de aprovados.

Prazo prorrogado

O prazo para as inscrições foi prorrogado para este domingo, em razão de uma sobrecarga no sistema que ocasionou lentidão, ocasionando lentidão no acesso dos estudantes.

Neste ano, a divulgação das notas de corte foi testa pelo MEC cinco vezes por dia. E por causa do número elevado de acessos, o ministério voltou a divulgar as estimativas apenas uma vez ao dia, como em edições anteriores.

Neste ano, o MEC testou a divulgação de notas de corte cinco vezes ao dia. Devido ao grande número de acessos, a pasta voltou a divulgar as estimativas apenas uma vez por dia, como era feito nas edições anteriores.

O candidato pode consultar também, em seu boletim, a classificação parcial na opção de curso escolhido, que é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Assim como a nota de corte, é uma referência e não uma garantia de vaga.