Um dos médicos mais famosos do Brasil na atualidade, Drauzio Varela ministrará palestra na noite desta terça-feira (29) para exclusivamente para os servidores municipais de Campo Grande. Atualmente, 1,9 mil funcionários municipais estão afastados do trabalho por conta da ‘doença do século’. Os dados dão da Secretaria Municipal de Gestão.

Drauzio visitou o gabinete do prefeito Marquinhos Trad (PSD) nesta tarde e deu dicas para os moradores identificarem os sintomas da depressão. “O organismo é uma coisa só. Quando se torce o pé, o que você faz? Vai no ortopedista. Quando se está com pressão alta, você vai no médico. E quando você está triste, desmotivado para tudo, você não vai ouvir um psicólogo? É a pessoa certa para te dar essa orientação”, explicou.

O médico, que também é cientista, pontuou que, no passado, as pessoas não consideravam a depressão e, por isso, era muito mais difícil identificar a doença. Além disso, revelou dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) que indica que a depressão será a principal causa de absenteísmo do trabalho no século.

“A vida ficou muito complicada, atualmente as pessoas passam por muitas pressões. A gente fica com celular no bolso, entra mensagens, e-mail, notificações o tempo todo e não são todos que resistem à essa pressão”, esclareceu Varella.

O prefeito explicou que o médico foi escolhido para dar a palestra aos trabalhadores por ser referência mundial no assunto. “[Drauzio] sabe e domina muito bem esse assunto que aflige toda a nossa sociedade, que é a depressão”, disse Marquinhos Trad.

Ao final da coletiva de imprensa, o médico deu dicas para os moradores para ficar ‘de bem com vida’ e evitar a depressão. “O ideal é que as pessoas trabalhassem menos, ficassem mais tempo com a família, com os amigos”, afirmou.

A palestra “Como evitar, enfrentar e superar a Depressão” acontecerá a partir das 19h, no Diamont Hall. Durante o evento serão sorteados bolsas de estudo para cursos de pós graduação, além de passagens aéreas e hospedagens.