Pular para o conteúdo
Cotidiano

Coletores dizem que norma da Solurb causou demora no atendimento a coletor

Amigos, familiares e colegas de profissão do coletor de lixo Maurício dos Santos Ortega, de 39 anos, afirmaram que vão cobrar que a causa da morte dele seja investigada. Conforme um profissional que teria presenciado o acidente, uma norma da empresa CG Solurb, que presta serviço de coleta em Campo Grande, fez com que a […]
Arquivo -
Coletor de lixo está sendo velado na Funerária Nipo Brasileira de Campo Grande (Foto: Daiany Albuquerque/Midiamax)
Coletor de lixo está sendo velado na Funerária Nipo Brasileira de Campo Grande (Foto: Daiany Albuquerque/Midiamax)

Amigos, familiares e colegas de profissão do coletor de lixo Maurício dos Santos Ortega, de 39 anos, afirmaram que vão cobrar que a causa da morte dele seja investigada. Conforme um profissional que teria presenciado o acidente, uma norma da empresa , que presta serviço de coleta em , fez com que a vítima demorasse a receber atendimento médico.

De acordo com um colega, que preferiu não se identificar, uma norma interna determina que sempre que houver um acidente no momento do trabalho, antes de acionar o socorro eles devem chamar a empresa, para que um técnico de segurança do trabalho vá ao local.

“Ele demorou uns 40 minutos para chegar e quando chegou, ao invés de acionar logo o socorro, ficou querendo fazer teste do bafômetro em todo mundo, porque eles acham que a gente bebe durante o trabalho. Um absurdo isso, o rapaz ali sangrando e ele preocupado de tinha alguém bêbado”, afirmou o catador.

A informação foi confirmada por vários outros catadores que estavam no local. Segundo eles, em todos os casos de acidente a empresa deve ser acionada sempre antes do socorro. “Sempre tem acidente com catador e a empresa nunca dá assistência, só quer achar defeito na gente”, contou outro trabalhador, que também não quis ser identificado.

Conforme o funcionário que estava com Maurício no momento do fato, a queda foi acidental. “Ele pegou uma sacola que estava oleosa e como a nossa luva é lisa, não tem antiaderente, ele acabou escorregando quando foi subir e bateu a cabeça no chão”.

O colega garantiu que na hora do acidente, o caminhão não estava em alta velocidade, porque fazia uma curva. “Ele estava a uns 10 km/hora, porque tinha acabado de dar ré para fazer a curva”, contou o rapaz.

Velório

No velório do coleto, a viúva dele, Meiriane dos Santos, de 34 anos, afirmou que quer que o caso seja investigado “até o fim”. Só me disseram que ele tinha tido um acidente de trabalho, estava consciente e orientado e que seria levado para o hospital, mas quando consegui o ver, ele estava em coma induzido”.

O acidente aconteceu na madrugada entre sábado (6) e domingo (7), em Campo Grande. Maurício foi levado para a Santa Casa, mas morreu na quarta-feira (10). A família afirma que a empresa não deu assistência com os ritos de velório e enterro, “mandar uma coroa de flores e oferecer um ônibus para ir no cemitério não é assistência”, disse um familiar, que preferiu não se identificar.

Para a esposa da vítima, a morte do marido não foi causada por erro dele. “Ele era um ótimo profissional, trabalhava há mais de quatro anos na Solurb já e antes na Financial, então não era nenhum novato, sabia o que fazer. Não quero acusar ninguém, só quero que investiguem o que aconteceu”.

Meiriane afirma que tem recebido muito apoio dos outros coletores de lixo. “Eles falaram que o que precisar posso contar com eles. Formamos uma família agora”, afirmou a dona de casa.

Maurício deixa a mulher e uma filha de seis anos. Trabalhador, era ele quem sustentava a família, a esposa se dedicada a casa e à filha. “Ele sempre quis que eu ficasse em casa. Agora não sei o que vou fazer”, contou.

O enterro do coletor está programado para ocorrer no Cemitério da Paz, às 15h30 desta quinta-feira (11).

A reportagem do Jornal Midiamax encontrou em contato com a CG Solurb, pedindo explicações sobre a norma, mas até o fechamento desta matéria não recebeu resposta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil leva medalha na natação, a 1ª nos Jogos Mundiais Universitários

VÍDEO: Motociclista atinge traseira de carro durante conversão em corredor de ônibus

Chile

Chile: terremoto de magnitude 5,1 atinge região de minas de cobre no norte do país, diz EMSC

Confusão com corredor de ônibus termina em acidente entre Meriva e BMW na Rui Barbosa

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Dólar fecha em baixa de 0,26%, a R$ 5,5472, com ajustes e alta do petróleo

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Trabalhador tem moto furtada em frente à Controladoria Geral do Município no Itanhangá Park

O veículo foi recuperado horas depois no bairro Parque do Lageado

Política

Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto, diz Lula à TV americana

Lula sugeriu que Trump 'reveja alguns de seus posicionamentos' quando voltados a interferir em assuntos internos do Brasil

MidiaMAIS

Vereador conclui pedalada de 300 km em agradecimento a vida do filho: ‘Emoção indescritível’

Beto Avelar (PP) chegou à Baspilica de Aparecida do Norte, nesta quinta-feira (17)

Cotidiano

Fim de semana terá bloqueio da BR-163 para obra de anel viário

O bloqueio ocorrerá ao longo do dia, entre os kms 484 e 486, próximo à antiga Uniderp Agrárias