Não tão comuns nesta época do ano, o número de queimadas aumentou expressivamente com a chegada do mês de junho e o tempo seco em Mato Grosso do Sul. Dados do mostram que do dia 1° de junho até o último domingo (16), foram atendidos 487 focos de na Capital, enquanto em maio inteiro foram 269 atendimentos – um aumento de 81%.

No interior do estado, os Bombeiros atenderam 136 queimadas em junho, contra 144 atendimentos realizados em todo o mês de maio. Desde o início do ano, as queimadas somam 2.121 atendimentos. Em 2018, foram 4.610 focos de incêndio atendidos.

O aumento do número de queimadas em junho não é tão comum, já que apesar do tempo seco, é durante os meses de ventania que os incêndios são mais frequentes. “Mas é fato que em todo ano, de julho a setembro, as ocorrências aumentam de forma considerável”, explica o Corpo de Bombeiros.

O Corpo de Bombeiros explica que o Plano de Operações começou no fim de março para manutenção e compra de materiais, treinamentos da tropa e de voluntários, além de campanhas contra incêndios florestais e urbanos. Apesar do aumento no número de incêndios em junho, é em julho que o Corpo de Bombeiros inicia a fase de respostas, quando terá foco em combater incêndios em vegetação e as unidades irão dispor de uma guarnição extra para o atendimento.

Os focos de calor são uma faixa de 30 por um metro, com temperaturas acima de 47°C, o que não é necessariamente um incêndio florestal. “Nossos dados são específicos de atendimentos realizados pelas equipes de Bombeiros Militares aos incêndios florestais que necessitam de intervenção imediata”, diz o Corpo de Bombeiros.

O que fazer quando o vizinho faz queimadas? A quem denunciar?

Com o tempo seco, muita gente aproveita para ‘limpar' terrenos baldios com o uso do fogo. Casos como este são cada vez mais comuns e incomodam quem vive no entorno do local, até mesmo pela dificuldade de respirar. Nestas situações, além dos Bombeiros, o morador também pode recorrer à Prefeitura.

Segundo o CBM, dependendo da quantidade de viaturas disponíveis e da demanda, uma triagem nos casos de incêndio é necessária. “Será avaliado o risco que este incêndio ou a própria fumaça oferece a escolas, hospitais, vias públicas, centros de saúde e residências”.

Na Capital, o morador pode ligar para o número 156 da Prefeitura para registrar denúncia, quando o fiscal irá até o local e pode notificar ou multar o dono do terreno. O morador também pode ligar para o número 190, caso o incendiário esteja no local, ou pode ir até a delegacia registrar Boletim de Ocorrência. O número de contato da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) é 3325-2567 ou 3382-9271. Para chamar a Patrulha Ambiental da Guarda Civil de , ligue para o número 3314-7083.