O (Instituto Nacional de ) emitiu um alerta para esta segunda-feira (25) referente a possíveis chuvas intensas no leste, sul, sudoeste, pantanal e centro norte de Mato Grosso do Sul, onde pelo menos 38 cidades podem ser atingidas. Na manhã de hoje, houve registros de chuvas em Campo Grande logo no início da manhã – precipitação já esperada pela meteorologia. O alerta é válido até às 23h desta segunda. Confira as cidades:

Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Aparecida Do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Brasilândia, Camapuã, , Cassilândia, Chapadão Do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos Do Buriti, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Maracaju, Nioaque, Nova Alvorada Do Sul, Paranaíba, Paraíso Das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Ribas Do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde De Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita Do Pardo, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, São Gabriel Do Oeste, Terenos, Três Lagoas.

O alerta passou a ser válido a partir das 10h e segue até o fim do dia. De acordo com o alerta, as chuvas poderão ter um acúmulo de 50 milímetros e os ventos podem alcançar os 60km/h. Ainda existe o risco para corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Como prevenção, o Inmet instrui que as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores, pois há o risco de queda e de descargas elétricas. O instituto também orienta a não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Para maiores informações ou acionar uma ajuda, a pessoa pode ligar para o telefone 199 para contatar a ou diretamente para o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.