Bebida de consumo crescente em todo o mundo, especialmente no Brasil, o chá também se tornou o “queridinho” dos sul-mato-grossenses. O Jornal Midiamax resolveu percorrer as bancas que vendem o produto no de .

O estabelecimento possui 144 bancas e 77 boxes, 20 dessas estão reservadas à venda de chás. Fitoterápicos ou não, as barracas de um dos produtos mais consumidos do Brasil, estão sempre lotadas. “É por conta da preferência por produtos naturais”, revela a estudante de farmácia, Nathália Miranda Campos.

Nathália é filha do comerciante Mário Campos, dono da barraca do Mário que já está no Mercadão há 15 anos vendendo chás e diversos produtos naturais no estabelecimento. Orgulhosa de estar ali ajudando o pai, ela conta a trajetória na venda desse produto, considerado a segunda bebida mais consumida no mundo.

“O meu pai era mototaxista e do lado de onde ele trabalhava tinha uma barraca que vendia chás. Ele começou a tomar alguns deles e viu que melhorou a saúde, depois de ter tomado”, decidiu que abriria uma barraca e estamos aqui, há mais de 10 anos”, sorri.

Chás de emagrecimento e fitoterápicos são os mais vendidos no Mercadão de Campo Grande
Estudante Nathália trabalhando na barraca do pai, foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

 

Dentre as dezenas de lugares espalhados pelo Mercadão, a barraca do seu Mário vende diversos tipos de chás. Os chás de emagrecimento, segundo a estudante de farmácia estão entre os mais vendidos. O chá  verde, hibisco e o Sene estão entre os queridinhos da população.

“Os chás energéticos também são bastante procurados pelos sul-mato-grossenses. A Catuaba, Marapuana, Ginseng estão entre os mais consumidos. Também há uma grande procura pelos fitoterápicos, medicamentos que tem como princípio ativo plantas medicinais”, conta a estudante de Farmácia que acompanha o pai no trabalho.

O aposentado da Secretaria de Fazenda, Gualter Cabral de Queiroz conta que vem pelo menos uma por mês no Mercadão a procura dos chás fitoterápicos, principalmente para benefícios à saúde. De acordo com o aposentado, o Mercadão é o lugar que reúne um número grande de variedades. “Além dos fitoterápicos, é muito comum acharmos os básicos: guaraná, graviola, erva-doce. Aqui consigo achar de tudo”, explica.

 

Chás de emagrecimento e fitoterápicos são os mais vendidos no Mercadão de Campo Grande
(Gualter de Queiroz, foto: Henrique Arakaki)