Cotidiano

Clínica particular fará mamografia gratuita para mulheres acima de 40 anos

Mulheres acima dos 40 anos e que não têm plano de saúde podem realizar uma mamografia gratuitamente neste ‘Outubro Rosa’. O Centro Avançado de Diagnóstico por Imagem Documenta, situado no hospital Cassems, oferece 100 vagas gratuitas neste mês e mulheres já podem fazer o agendamento. A gerente da unidade, Regiane Alves, explica que o serviço […]

Mylena Rocha Publicado em 16/10/2019, às 11h26 - Atualizado às 12h45

Foto: Ilustrativa/Marcella Marques/SESMG
Foto: Ilustrativa/Marcella Marques/SESMG - Foto: Ilustrativa/Marcella Marques/SESMG

Mulheres acima dos 40 anos e que não têm plano de saúde podem realizar uma mamografia gratuitamente neste ‘Outubro Rosa’. O Centro Avançado de Diagnóstico por Imagem Documenta, situado no hospital Cassems, oferece 100 vagas gratuitas neste mês e mulheres já podem fazer o agendamento.

A gerente da unidade, Regiane Alves, explica que o serviço representa uma ação social da Documenta e da Fujifilm, é oferecido com o intuito de facilitar o acesso aos exames preventivos. “Este é o terceiro ano em que disponibilizamos as mamografias digitais sem custo para a população, uma forma de conscientizar o público feminino sobre os riscos do câncer de mama”, complementa a gestora.

Reconhecido como o exame mais importante para identificar o câncer de mama antes do surgimento dos sintomas, a mamografia consegue captar a existência de pequenas lesões que sinalizam alguma suspeita da doença.

“O objetivo é, principalmente, o diagnóstico precoce. Um tumor muito grande é fácil de identificar com o exame de palpação, mas um tumor que está começando, que pode se manifestar, por exemplo, com microcalcificações ou distorções arquiteturais, é visto apenas com a mamografia, na maior parte dos casos. Por isso, é um exame de rastreamento e que deve ser feito anualmente”, explica o médico Rodrigo Cândido Rezende, especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Também especialista na área, o médico Rafael Lopes Muniz de Andrade esclarece que o mamógrafo digital proporciona menor exposição à radiação, mais rapidez no resultado e maior definição da imagem, o que permite uma análise mais assertiva no diagnóstico médico.

O diagnóstico precoce no câncer de mama tem enorme influência no potencial de recuperação, segundo os profissionais de saúde. “Se a doença for confirmada tardiamente, pode haver apenas a possibilidade de um tratamento paliativo, em que não há mais como obter a cura”, complementou o médico Rodrigo.

Localizado no primeiro andar do Hospital Cassems de Campo Grande, o Centro Avançado de Diagnóstico por Imagem Documenta também oferece ressonância, tomografia, mamografia digital, ultrassom, densitometria óssea e raios X digital.

Como agendar?

Agendamentos: (67) 3323-0450, 99937-5403 ou 99803-2298 (whatsapp)
Local: primeiro andar do Hospital Cassems de Campo Grande
Endereço: Av. 
Mato Grosso, 5151, Campo Grande – MS
Limite de 100 vagas gratuitas

(com informações da assessoria)

Jornal Midiamax