Começa nesta segunda-feira (21) e segue até o dia 02 de novembro (feriado de finados) um trabalho de conscientização, vistoria e recolhimento de materiais inservíveis e de potenciais criadouros do Aedes Aegypti – transmissor da , zika e chikungunya – nos cemitérios de . A realização é da CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais) que atuará por meio dos serviços de Manejo Ambiental e Educação em Saúde.

A ação será iniciada pelo cemitério Santo Antônio, localizado na Vila Santa Dorotheia, e deve percorrer dez locais até o dia 02 de novembro. O objetivo é vistoriar e recolher possíveis objetos que podem ser focos do mosquito, além de realizar um trabalho de sensibilização através da colocação de faixas, banners e distribuição de material educativo para os visitantes. Nesta época do ano há um aumento na presença de pessoas nestes locais em virtude do feriado de finados.

No dia 04 de novembro, os servidores devem fazer uma nova vistoria no local para retirar o material informativo e eventuais resíduos deixados pelos visitantes que podem atrair os mosquitos.

Casos e cuidados

Segundo dados do Serviço de Vigilância Epidemiológica da (Secretaria Municipal de Saúde), de janeiro até o dia 16 de outubro, foram notificados 38.766 casos de dengue, sendo 8.768 confirmados, no município de . Somente no mês de março, pico da epidemia de dengue, foram mais de 9.721 casos.

A partir do mês de julho os índices diminuíram. Durante todo o mês de setembro foram registrados apenas 144 casos. Apesar da redução de notificações de dengue, zika e chikungunya, a alerta a população para atenção redobrada com a volta das chuvas. Coisas simples como tampinhas de garrafas que estão largadas no chão já são um criadouro perfeito para o mosquito. A principal forma de combater a proliferação do inseto é através de ações como a limpeza dos ambientes.