O resultado oficial que vai identificar o problema da mortandade dos peixes no , no Córrego Segredo em , ainda depende de um laudo extraoficial, segundo afirmou Luis Eduardo Costa, secretário da Semadur (Secretaria Municipal de e Desenvolvimento Urbano).

Este laudo é o ponto principal entrave para o anúncio que findaria o mistério que paira desde o dia 25 de novembro. À reportagem, o secretário explicou que a investigação começou e deve terminar de forma conjunta entre a Semadur e o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), que ficou responsável por apresentar as condições das águas.

Os laudos ainda estão sendo finalizados e ainda não há um prazo estabelecido para a divulgação do resultado, o que justifica que o entrave ainda é um laudo extraoficial. O secretário afirmou que “se tiver algum culpado, vai ser punido”, mas sem dar detalhes da punição que será exercida.

O indicativo era que até em 10 dias, partindo do dia seguinte ao ocorrido, haveria uma definição. Entretanto, 20 dias após o episódio, ainda é um mistério o que poderia ter acontecido para que houvesse a mortandade dos peixes nas águas do Rio .

Cena incomum

A cena dos peixes mortos chamou a atenção de moradores e quem passava pela Avenida Ernesto Geisel, na altura do Shopping Norte Sul. A água do Córrego Segredo mudou de cor e ainda não se sabe o que causou a morte dos animais.

Para o biólogo José Milton Longo, “várias atividades podem interferir” e condicionou a morte dos peixes para a falta de oxigenação da água ou até mesmo, alguma substância que teria sido jogado nas águas. A correnteza das águas das recentes chuvas também pode ter sido um fator influenciador, pois carrearam substancias para o trecho.