Pular para o conteúdo
Cotidiano

Atrase o relógio: Campo-grandenses comemoram fim de horário de verão em MS

O horário de verão chega ao fim neste domingo (17) e muitos campo-grandenses já começam a comemorar a mudança. Entre os argumentos, acordar muito cedo, e com isso sair de casa ainda no escuro, é o principal. Além disso, uma hora a mais de sono na madrugada é apontada como uma vantagem extra com a […]
Arquivo -

O chega ao fim neste domingo (17) e muitos campo-grandenses já começam a comemorar a mudança. Entre os argumentos, acordar muito cedo, e com isso sair de casa ainda no escuro, é o principal. Além disso, uma hora a mais de sono na madrugada é apontada como uma vantagem extra com a volta do horário regular.

A opinião da atendente Roseli dos Santos, de 31 anos, é a mais comum entre os campo-grandenses. Para ela, o fim do horário de verão é motivo de comemoração por conta da correria. “Tenho a impressão de que o dia passa rápido demais, por isso fico feliz que tenha acabado”. A dona de casa Anésia dos Reis, de 60 anos, também comemora e diz que o horário de verão sempre traz o desconforto na adaptação. “A gente nasceu em tal horário e estamos acostumados desse jeito. Quando muda para o de verão dá uma confusão, tem gente que se atrasa, que acaba dormindo menos”, reclama.

O aposentado Venerevaldo da Conceição, de 78 anos, afirma que o horário de verão não atrapalha em nada. Entretanto, por questões de costume, prefere o horário ‘normal’. “A gente está mais acostumado com o nosso horário regular, por isso prefiro”. O frentista Pedro Rios, de 39 anos, está feliz com o fim do horário de verão e reclama das dificuldades para acordar cedo, com o céu ainda escuro. Ele se diz animado com a hora extra para dormir no domingo.

A vendedora Luana Camargo, de 21 anos, aponta que o horário de verão nem faz diferença em sua vida. Como trabalha só depois das 9 horas, o amanhecer passa despercebido e a vendedora diz que não sente os impactos do horário de verão. “Para mim não faz diferença porque a gente tem que trabalhar do mesmo jeito. Dá na mesma, eu não saio de casa tão cedo como a maioria das pessoas”, diz.

Diferente da maioria, a auxiliar Augusta Ferreira, de 51 anos, já prevê as dificuldades que o fim do horário trará no seu plantão de domingo e lamenta a volta do horário regular. “Eu trabalho domingo e já estou pensando em como vai ser difícil. Vou ter uma hora a mais para dormir e isso é bom, mas nossa, vai demorar muito mais para o tempo passar!”. O principal objetivo do horário para a estação é a economia de energia, o que Augusta acredita que não funciona. Além de não ter economizado, a conta ficou ainda mais cara no verão.

Atrase o relógio: Campo-grandenses comemoram fim de horário de verão em MS
(Foto: Marcos Ermínio)

Marcelino Franco, de 48 anos, é pedreiro e também aponta que a medida não faz qualquer diferença na economia da conta de energia elétrica. “Economia não tem nenhuma porque foram meses quentes demais, para mim o horário de verão não muda nada na minha vida”, diz.

A economia de energia no horário de verão é motivo de controvérsia e, desde o ano passado, os estudos da SEE (Secretaria de Energia Elétrica), do Ministério de Minas e Energia em parceria com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), apontam que a medida não tem sido eficiente, já que os resultados alcançados foram próximos à ‘neutralidade’. O horário de verão foi criado no país com o intuito de economizar energia, a partir do aproveitamento de luz solar no período mais quente do ano.

Em Mato Grosso do Sul, a Energisa aponta o alto consumo de energia no verão, que inclusive bateu recordes. O consumo ainda é apontado como a justificativa para o aumento nas contas de energia elétrica.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CE: Criança morre após cair do quarto andar do prédio em que morava

Adolescente teve que pular portão para fugir de subtenente da PM durante perseguição em Campo Grande

TCE-MS vai avaliar se Consórcio Guaicurus cumpriu acordo para melhorar transporte coletivo

Arte pedindo veto da ‘PL da Devastação’ será instalada em cruzamento de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Adolescente teve que pular portão para fugir de subtenente da PM durante perseguição em Campo Grande

Pai do jovem não gostou da reclamação

DF: mulher é presa em flagrante por agredir idosa

Últimas Notícias

Cotidiano

Com 90% da tilápia de MS indo aos EUA, piscicultura teme impactos da taxação

Mato Grosso do Sul é o 3° estado brasileiro que mais exporta filé de tilápia para os Estados Unidos

Mundo

Trump indica retaliar Canadá por reconhecimento sobre Estado palestino

Canadá é o segundo maior parceiro comercial dos EUA

Cotidiano

Inscrições para participar do Desfile Cívico de Campo Grande terminam 15 de agosto

Ato será realizado no dia 26 de agosto, em celebração aos 126 anos da Capital

Trânsito

Motorista morreu em acidente na BR-163 ao fazer conversão para entrar em bairro de Campo Grande

Acidente aconteceu no macroanel, no trevo que dá acesso ao bairro Chácara das Mansões, em Campo Grande