Campo Grande supera Cuiabá, avalia prefeito no dia em que MS completa 42 anos

No dia em que Mato Grosso do Sul completa 42 anos, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), avalia a cidade que se tornou Capital com a divisão de Mato Grosso em 1977. “A gente teve um crescimento muito rápido, muito veloz, a ponto de superar Cuiabá, na minha opinião”. Além de considerar a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Prefeito Marquinhos Trad (PSD) durante visita ao Parque das Nações Indígenas
Prefeito Marquinhos Trad (PSD) durante visita ao Parque das Nações Indígenas

No dia em que Mato Grosso do Sul completa 42 anos, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), avalia a cidade que se tornou Capital com a divisão de Mato Grosso em 1977. “A gente teve um crescimento muito rápido, muito veloz, a ponto de superar Cuiabá, na minha opinião”. Além de considerar a capital sul-mato-grossense mais bonita, como quase todo morador da cidade avalia, o prefeito cita a população maior.

Segundo o IBGE, estima-se 612.547 pessoas em Cuiabá e, em Campo Grande, 895.982. Os outros quesitos, no entanto, deixam o estado vizinho melhor, como o salário médio dos trabalhadores formais. No IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), medida usada para constatar o grau de desenvolvimento da cidade, no que diz respeito à educação, saúde e renda, as duas capitais estão próximas, mas com vantagem da capital cuiabana: Campo Grande apresenta 0,784 e Cuiabá 0,785. Por outro lado, em ranking da Revista Bula, a Capital Morena foi considerada a 7ª mais feliz do País, entre 10 opções.

Comparações à parte, o prefeito citou também a infraestrutura da cidade e a organização de Mato Grosso do Sul. “Nós estamos bem organizados, aqui é mais atrativo e mais bonito”, resume.

Mato Grosso do Sul chega aos 42 anos de idade com população estimada em 2.778.986. Pela lei, o termo usado é ‘divisão’ e não ‘criação’. Mas um projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa de MS, que aguarda apenas sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), prevê fixar o termo ‘criação’. A iniciativa se baseou no fato de que Mato Grosso do Sul não apenas se ‘separou’ do Mato Grosso em 1977, mas foi criado pelo então presidente Ernesto Geisel, ao assinar a lei complementar nº 31.

Já Campo Grande não completa 42 anos de Capital de MS, já que a lei sobre o assunto só assinada dois anos depois, em 1979.

Conteúdos relacionados