Campo Grande será segunda capital brasileira com melhor visibilidade para eclipse solar
Pouco mais de uma hora será a duração do eclipse solar total que ocorre na tarde desta terça-feira (2). De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão Filho, do Centro Meteorológico da Uniderp, o fenômeno poderá ser visto em Mato Grosso do Sul e Campo Grande será a segunda capital brasileira com melhor visibilidade do fenômeno. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pouco mais de uma hora será a duração do eclipse solar total que ocorre na tarde desta terça-feira (2). De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão Filho, do Centro Meteorológico da Uniderp, o fenômeno poderá ser visto em Mato Grosso do Sul e Campo Grande será a segunda capital brasileira com melhor visibilidade do fenômeno.
Na capital sul-mato-grossense será possível ver 47% do eclipse solar, enquanto em Porto Alegre (RS), melhor capital a ver o evento, terá 57% de visibilidade. Curituba (PR) será a terceira com melhor vista do fenômeno, com 43%.
Segundo o meteorologista, o eclipse deve ocorre entre às 15h23 e às 16h39 desta terça-feira. O fenômeno acontece quando a lua fica entre o sol e a terra e a cobre totalmente. Porém, no Estado, o especialista afirma que só poderemos ver parcialmente o evento. “Só vai ver bem quem estiver mais para o sul”.
Ainda conforme Abrahão, o próximo eclipse solar só deve acontecer em 2045. Ele também alerta para o perigo de olhar diretamente para o sol quando o fenômeno estiver ocorrendo. “Pode causar danos graves na retina. Use aparatos de proteção ou filtros de luz”, orientou.
Eclipse solar
O eclipse solar pode ser de três tipos: total (quando a lua encobre totalmente a luz solar), parcial (apenas uma parte da iluminação é encoberta pela lua) e anelar (quando a distância entre os astros faz a lua parar na frente do sol, mas encobre apenas o centro, formando um anel de luz em torno da lua.
O evento desta está sendo chamado de “Eclipse Solar Sul-Americano”, por que se estenderá pelo Pacífico Sul, começando no Chile e encerrando na Argentina. Apenas esses dois países conseguirão ter a visão total do fenômeno, entretanto um eclipse parcial também será visível no Uruguai, Paraguai, Equador e Brasil.
Aqui, apenas a região Nordeste não conseguirá ver o eclipse, pois o evento começará em um horário em que já estará escuro naquela região.
Notícias mais lidas agora
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
- Mulher morre após ser atingida por raio dentro de casa durante temporal em MS
Últimas Notícias
VÍDEO: Mulher é atingida por bala perdida durante tiroteio no Centro de Cassilândia
Homem envolvido no tiroteio também ficou ferido
Precisa fazer compras de Natal? Centro de Campo Grande funciona até às 22h neste fim de semana
Se você ainda não comprou os presentes de Natal, o centro segue com horário estendido até o dia 23 de dezembro
Motorista morre carbonizado em acidente com carreta na MS-276
Motorista bateu na lateral da carreta
Caravana Natal nos Bairros estará no Portal Caiobá neste sábado
Confira os detalhes da programação do Natal nos Bairros, que termina segunda-feira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.