Cotidiano

Campo Grande é a 6ª capital do país com mais pessoas acima de peso, diz pesquisa

Campo Grande é a sexta capital com maior número de pessoas com excesso de peso, conforme pesquisa da Vigitel (Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico). Na pesquisa divulgada no ano passado, a Capital sul-mato-grossense era a primeira coloca no ranking dos moradores acima do peso. Tanto […]

Mariane Chianezi Publicado em 25/07/2019, às 18h21 - Atualizado em 26/07/2019, às 13h44

None

Campo Grande é a sexta capital com maior número de pessoas com excesso de peso, conforme pesquisa da Vigitel (Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico). Na pesquisa divulgada no ano passado, a Capital sul-mato-grossense era a primeira coloca no ranking dos moradores acima do peso.

Tanto na pesquisa com o público masculino como o feminino, Campo Grande aparece na sexta colocação. A capital do país com mais homens com sobrepeso é Porto Alegre (67%), seguido por Rio Branco (65%), Cuiabá (65%), Manaus (65%), Belém (63%) e Campo Grande (61%).

No público feminino, a capital com mais mulheres acima do peso é o Rio de Janeiro (58%), seguido por Manaus, São Paulo e Cuiabá (57%), Fortaleza e Campo Grande (56%).

Para avaliar a obesidade e o excesso de peso, a pesquisa leva em consideração o Índice de Massa Corporal (IMC). Por meio dele, é possível classificar um indivíduo em relação ao seu próprio peso, bem como saber de complicações metabólicas e outros riscos para a saúde.

Além disso, a pesquisa apontou que 21% da população masculina está obesa e 22% das mulheres está com obesidade.

O Vigitel é uma pesquisa telefônica realizada com maiores de 18 anos, nas 26 capitais e no Distrito Federal, sobre diversos assuntos relacionados à saúde. Assim, entre fevereiro e dezembro de 2018, foram entrevistados por telefone 52.395 pessoas.

Jornal Midiamax