Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campanha mobiliza três mil profissionais no combate ao mosquito da dengue na Capital

Mais de 3 mil profissionais da Atenção Primária e Vigilância em Saúde de Campo Grande estarão envolvidos nas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue, zika e chikungunya. A campanha “10 dias contra o Aedes” aconteceu na manhã desta segunda-feira (11) e contará com 198 equipes de UBSs (unidades básicas de […]
Arquivo -
(Foto: Divulgação/PMCG)
(Foto: Divulgação/PMCG)

Mais de 3 mil profissionais da Atenção Primária e Vigilância em Saúde de estarão envolvidos nas ações de combate ao mosquito , que transmite a , zika e chikungunya. A campanha “10 dias contra o Aedes” aconteceu na manhã desta segunda-feira (11) e contará com 198 equipes de UBSs (unidades básicas de saúde) e de UBSF (unidades básicas de saúde da família), somando 3.280 profissionais.

A campanha contará com o trabalho de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos, que estarão mobilizados nas ações simultâneas de combate ao mosquito. Segundo o prefeito Marquinhos Trad, 80% dos focos de mosquito ainda são encontrados dentro das casas e por isso é preciso que a população se engaje.

“Não adianta somente o Poder Público fazer a sua parte. Se cada um não fizer o dever de casa, os nossos esforços não serão suficientes. Portanto, é preciso que todos estejam mobilizados. Evite deixar lixo acumulado no fundo de casa, jogue fora aquilo que você não vai usar mais. Só assim vamos continuar vencendo a guerra contra esse mosquito”, disse.

Para o secretário da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Marcelo Vilela, atitudes simples fazem a diferença na prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. Segundo ele, a expectativa é de que o número de casos de doenças transmitidas pelo mosquito aumente, mas os riscos serão menores se a população ajudar. Durante os dez dias, os profissionais devem atuar em conjunto nas sete regiões urbanas da Capital para fazer a vistoria de imóveis, terrenos baldios e dar orientação dos moradores.

Em janeiro deste ano, foram notificados 2.338 casos de dengue, 45 de zika e 40 de chikungunya. Em janeiro do ano passado, foram notificados 374 casos de dengue, 27 de chikungunya e 22 de zika.

Gincana estimula coleta de resíduos

Além da campanha, a Clínica da Família do Nova Lima lançou uma gincana chamada ‘Aedes – tolerância zero’. A brincadeira tem como objetivo incentivar os moradores a fazer a coleta de materiais que possam acumular água, como plásticos, garrafas pet e copos descartáveis. Cada família interessada receberá cinco sacos de lixo.

No dia 21 de fevereiro, a família deverá levar o material recolhido à unidade para participar do sorteio de brindes. Uma catadora de lixo, Raimunda Vieira do Nascimento, 72 anos, resolveu se antecipar e foi a primeira a ganhar um brinde. Ela conta que quis trazer o material entres do prazo e foi surpreendida com um liquidificador.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Influencer de ciclismo ‘radical’ morre após queda de bicicleta de cerca de 200 metros

Perito condenado por improbidade e alvo de operação do Gaeco é nomeado para tratar de frota do Estado

deputado pollon campo grande

‘Indignado eu tô, surpreso não’: deputado vê ação da PF contra Bolsonaro como “símbolo”

Trio de pistoleiros invade residência no Paraguai e executa morador com 30 tiros

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Esposa tira sobrenome de CEO e exclui redes após flagra em show do Coldplay

Últimas Notícias

Brasil

Moraes: não se permitirá tentativa de submeter funcionamento do STF ao crivo de outro Estado

Ministro destacou que um "país soberano" como o Brasil "sempre saberá defender sua democracia"

Mundo

CEO flagrado com amante em show de Coldplay quebra silêncio: ‘Erro’

Empresário Andy Byron quebrou o silêncio após a Câmera do Beijo expor, sem querer, sua infidelidade durante o show do Coldplay; entenda

Política

‘Coação, obstrução e atentado à soberania nacional’: Moraes justifica medidas contra Bolsonaro

Bolsonaro terá que usar tornozeleira eletrônica, ficar sem redes sociais e não manter contato com o filho Eduardo

Polícia

Caminhoneiro de MS desaparece e carreta é roubada em São Paulo

Dono da carreta desconfiou e rastreou veículo em outro município paulista