Começa na próxima segunda-feira (4) a campanha de em . A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e Polícia Municipal estarão em frente às escolas, na entrada e saída, abordando pais e alunos para o cumprimento de regras básicas de educação trânsito.

Conforme as informações da prefeitura da Capital, a campanha educativa usará recursos como teatro e abordagem educativa na porta das escolas, com a participação do grupo Chico Maria.

De acordo com a programação, a campanha terá início com as escolas particulares, que começam as aulas na segunda-feira (4). Na quinta-feira (7), as ações prosseguem nas escolas municipais quando começam as atividades escolares e no dia 18 será a vez das escolas estaduais.

Fila dupla

De acordo com a Agetran, as orientações continuam para que os pais busquem um local para estacionar o veículo e desembarcar ou embarcar os alunos de forma segura, evitando a fila dupla. Outro ponto importante será a observação do uso de equipamentos como cadeirinha, capacete e cinto de segurança não só no banco do carona, mas também no banco traseiro.

Outras orientações também se referem a redução da velocidade do veículo na área escolar e a proibição do uso de celular enquanto o veículo está em movimento, infração que tem causado acidentes.

Faixa de pedestre

A chefe da Educação para o Trânsito da Agetran Ivanise Rotta complementa que durante a campanha é feito ainda o alerta para a travessia na faixa de pedestre e o cuidado do pedestre atravessar na via em linha reta, com passos firmes e atenção. “Tem pessoas que atravessam a rua distraídas, outras falando ao celular, um comportamento perigoso que pode levar a um atropelamento”, observa.