Cotidiano

Campanha da Fraternidade 2019 quer aproximar católicos de políticas públicas

A Arquidiocese de Campo Grande apresentou, na manhã desta quarta-feira (6), a Campanha da Fraternidade 2019, que terá como tema a fraternidade e políticas públicas. Organizada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a campanha traz como lema o 27º versículo do primeiro capítulo do livro de Isaías: “Serás libertado pelo direito e pela […]

Guilherme Cavalcante Publicado em 06/03/2019, às 11h21 - Atualizado às 21h29

(Missa de lançamento da Campanha da Fraternidade será neste domingo (10), no Poliesportivo Dom Bosco
(Missa de lançamento da Campanha da Fraternidade será neste domingo (10), no Poliesportivo Dom Bosco - (Missa de lançamento da Campanha da Fraternidade será neste domingo (10), no Poliesportivo Dom Bosco

A Arquidiocese de Campo Grande apresentou, na manhã desta quarta-feira (6), a Campanha da Fraternidade 2019, que terá como tema a fraternidade e políticas públicas. Organizada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a campanha traz como lema o 27º versículo do primeiro capítulo do livro de Isaías: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”.

Em Campo Grande, o lançamento oficial seguirá a tradição e será anunciado durante as celebrações católicas do primeiro domingo da Quaresma, dia 10 de maio, em Santa Missa marcada para 9h, no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco.

“O objetivo da campanha deste ano é estimular a participação da comunidade nas políticas públicas com a palavra de Deus e a doutrina da Igreja, a fim de fortalecer a cidadania e o bem comum”, destacou o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, durante entrevista coletiva.

Campanha da Fraternidade 2019 quer aproximar católicos de políticas públicas
O arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas, afirma que campanha ultrapassará a Quaresma (Foto: Minamar Junior | Midiamax)

Segundo ele, a Campanha da Fraternidade deste ano buscará discutir com a comunidade cristã as políticas públicas de quatro áreas: crianças e adolescentes, saúde, assistência social e educação. Porém, outras áreas que dialogam com o tema deste ano e que, inclusive, já foram tema de outras campanhas também devem ser explorados.

“Queremos potencializar as políticas públicas já existentes e que novas sejam criadas. Um exemplo muito concreto, que já está sendo amadurecido, é uma parceria da Arquidiocese com a Casa da Mulher Brasileira, com a qual pretendemos produzir uma série de vídeos, nos quais falaremos da realidade da violência contra a mulher”, destaca o arcebispo.

Campanha da Fraternidade 2019 quer aproximar católicos de políticas públicas
Para Dom Dimas, católicos precisam participar dos espaços de discussão de políticas públicas (Foto: Minamar Junior | Midiamax)

Ações

A Campanha da Fraternidade contará com diversas ações, que deverão ocorrer com mais intensidade nos 40 dias de duração da Quaresma, mas que deverão seguir até o dia 17 de dezembro, quando o Vaticano celebra o Dia dos Pobres.

Dentre as ações, estão previstas a produção de conteúdo audiovisual, o fomento à participação efetiva nos conselhos comunitários e, por fim, uma audiência pública organizada pela Arquidiocese.

Campanha da Fraternidade 2019 quer aproximar católicos de políticas públicas
Atual coordenador da pastoral, padre Luiz Casemiro, explica o funcionamento da campanha (Foto: Minamar Junior | Midiamax)

“Neste caso, não queremos ir até os políticos para realizar essa audiência, mas convidá-los a participar da nossa”, destacou Dom Dimas. Data e local do evento ainda não foram anunciados.

Coordenador diocesano de Pastoral em Campo Grande, o padre Vander Luiz Casemiro reforça a estratégia para que a campanha deste ano estimule a participação das pessoas nas políticas públicas.

“O tema será abordado de três formas: ver, julgar e agir. Ver, a partir da participação das pessoas nas políticas públicas; julgar, que vai significar estar com a palavra de Deus, no Antigo e Novo Testamentos; e agir, conforme alguns pontos que precisam ser trabalhados nos documentos da igreja”, conclui.

Serviço

A Missa de Lançamento da Campanha da Fraternidade será realizada neste domingo (10), às 9h, no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco (Rua 14 de Julho, 5200). Outras informações: (67) 3320-2800.

Jornal Midiamax