O anúncio de que o fornecimento de água será racionado não só pegou os campo-grandenses de surpresa, mas levantou outra preocupação, que é a .

Nos últimos dias, os termômetros registraram temperaturas elevadas. O tempo seco, a baixa umidade do ar, o , e agora a escassez de água, acabam forçando o consumidor a usar mais o ventilador e o ar-condicionado.

De acordo com engenheiros elétricos há vários fatores que podem interferir no aumento da conta de energia, além de horas e horas com ar condicionado ligado. Fiação elétrica e equipamentos eletrônicos antigos, muitas vezes, elevam o consumo.

Para não se surpreender com o valor elevado na conta de energia elétrica, o Jornal Midiamax separou algumas dicas para economizar energia durante o período de racionamento de água.

Cortinas fechadas

Fechar cortinas nos horários mais quentes pode ajudar a amenizar o calor em ambientes fechados, já que a luz tem menos incidência. Alguns tecidos especiais, que possuem película refletiva, podem manter o calor afastado da sua sala – assim como vidros refletivos.

Plantas

Casas com plantas costumam ter mais umidade, o que ajuda a manter o clima mais fresco. Além disso, árvores dentro dos lotes ajudam a diminuir não só a incidência de raios solares, como ajudam a manter um microclima mais fresco.

Luzes de LED

As lâmpadas mais modernas geram menos calor, iluminam mais e também barateiam a conta de energia, apesar de custarem mais caro.

Manter a umidade

Seja com baldes d'água, toalhas molhadas ou com aparelhos umidificadores, a sensação de calor deve diminuir nos dias quentes, já que a umidade ajuda a refrescar o ambiente, principalmente se o ventilador estiver ligado no lugar do ar-condicionado.