Na manhã desta segunda-feira (11) uma equipe da ANMMS (Associação de Nadadores Masters de Mato Grosso do Sul) se reuniu na Praça do Rádio Clube para seguir viagem rumo a Assunção, no Paraguai. Os atletas, que têm uma faixa etária de 40 a 82 anos, irão representar o Rádio Clube, o Estado e o Brasil no XIV Campeonato Sul-Americano de Natación Master.
Ao todo são 13 atletas que estão indo participar da competição que acontece de 12 a 17 de novembro. “Vamos representar todos os países da América do Sul e principalmente nosso Estado. Acreditamos no nosso potencial e esperamos sair vitoriosos com mais conquistas para celebrar e contar história”, afirma o treinador Durval Barbosa Filho.
Terezinha Witt do Amaral, de 82 anos, é a de mais idade entre todos e conta que quer voltar para casa com medalhas no pescoço. Sua paixão pela natação começou através dos netos. ” Eu levava meus netos para nadar e um deles só entrava na piscina se ela entrasse junto. Foi ai que comecei a gostar e entrei no esporte, hoje já faz 30 anos que pratico. Já fui mundial na Itália e tenho bastante medalha, mas ainda quero trazer essas de Assunção também”, conta ela bem empolgada.
Master: atletas de MS partem para sul-americano de natação em Assunção
Terezinha conta que começou a nadar através dos netos (Foto: Henrique Arakaki)
Conhecida carinhosamente como “Vó”, nos seus 82 anos bem vividos e com uma saúde perfeita, Terezinha é exemplo e orgulho da família e amigos. “A natação faz bem para a saúde, traz muitos benefícios. Todas as pessoas, principalmente as de mais idade, deveriam praticar um esporte”, afirma a nadadora.

História

A Associação existe há sete anos e foi criada devido a quantidade de atletas existentes em Campo Grande e outras cidades do interior. Tem por objetivo e finalidade incentivar a aptidão física, coordenar atividades de natação e patrocinar atividades de natação para Masters (pessoas acima dos 25 anos) no âmbito nacional e internacional. Atualmente conta com 80 atletas Masters associados.
Puxado pelo Radio Clube, que é tradicional no cenário nacional à mais de 70 anos na Natação, tem em no quadro vários atletas que tiveram  destaque, disputando campeonatos nacionais e mundiais.
A ANMMS atua também com trabalhos filantrópicos no Asilo dos Velhos e Lar da vovó Miloca, com doação de gêneros alimentícios e também com doação periódica de sangue ao Hemosul.