Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após pedido do MPF, Santa Casa corrige falha na transparência

A pedido do MPF-MS (Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul), a Santa Casa de Campo Grande corrigiu algumas falhas de transparência na divulgação da utilização de verbas provenientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Conforme o MPF-MS, o órgão havia constatado falta de clareza na prestação de contas dos recursos públicos e instaurou […]
Arquivo -
Criança está na Santa Casa (Arquivo
Criança está na Santa Casa (Arquivo

A pedido do (Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul), a Santa Casa de corrigiu algumas falhas de transparência na divulgação da utilização de verbas provenientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Conforme o MPF-MS, o órgão havia constatado falta de clareza na prestação de contas dos recursos públicos e instaurou inquérito civil para averiguar as falhas, exigindo alterações no site institucional. De acordo com a Lei de Acesso à Informação, as entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos mediante convênio devem divulgar proativamente as informações de interesse coletivo e geral.

Ainda conforme nota do MPF, a Santa Casa não observava esse aspecto da lei, uma vez que não atualiza em seu site, desde 2015, dados que seriam de interesse público, dificultando o controle social dos recursos do SUS. A falta de transparência, conforme os médicos, teria afetado a prestação de serviços, pois causava-lhes insegurança no ambiente de trabalho.

Após observar as falhas, a PRDC (Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão) orientou o Hospital a empreender providências que atendessem as exigências, com o prazo de 90 dias. Entre as medidas determinadas estavam a divulgação da remuneração da equipe de trabalho, aprimoramento da divulgação dos contratos de serviços continuados, divulgação anual de pleno de trabalho e disponibilização no site de área de prestação de contas específica para os recursos públicos recebidos em caráter extraordinário.

O inquérito foi arquivado pelo MPF, após verificar que “foram empreendidos esforços louváveis pela atual gestão do Hospital Santa Casa de Campo Grande para aperfeiçoar a transparência em seu website”, seguindo os parâmetros estabelecidos na legislação com base nas demandas específicas formuladas pelo órgão.

O Ministério Público Federal destacou, na conclusão, a disponibilização eletrônica dos seguintes elementos: estrutura remuneratória; integralidade dos convênios e contratos celebrados, com respectivos documentos relacionados à prestação de contas; e os chamados ‘fluxos de caixa’, que abrangem a divulgação, de maneira global, dos recursos recebidos mensalmente a título de SUS, convênio, particulares/doações/outros e serviços/estágios e das despesas divididas em categorias (‘fornecedores’, ‘salários e ordenados’, ‘outros custos funcionários’, ‘encargos sociais’, ‘benefícios’, ‘impostos’, etc).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
BR-163 em MS

Vai viajar? BR-163 tem 11 trechos interditados nesta quinta-feira em MS

Agesul aditiva contrato com empresa de segurança viária em rodovias de MS por R$ 62,4 milhões

Venezuelano baleado pela polícia em Dourados após surtos, terá que usar tornozeleira eletrônica

câmara bancada ambiental

Três deputados de MS aprovam PL que flexibiliza licenciamento ambiental

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Conselheiro afastado do TCE-MS, Iran pode ter bens penhorados por dívida de IPTU

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Criança de 3 anos é picada por escorpião, sofre 33 paradas cardíacas e morre no Paraná, diz família

Últimas Notícias

Transparência

Servidora é demitida após flagrante de desvio de medicamentos para clínica particular

Mulher atuava em hospital municipal de São Gabriel do Oeste

Mundo

Donald Trump quer mudar receita de Coca-Cola nos EUA: ‘simplesmente melhor’

Empresa disse que "agradece o entusiasmo do presidente", sem confirmar ou negar alteração

Polícia

Roubo de carro tem perseguição a criminoso e carro capotado na Nhanhá em Campo Grande

Homem roubou carro e ainda tentou acertar policiais com facão

MidiaMAIS

Turmas da UFMS celebram 45 anos do curso de Artes Visuais com encontro nostálgico em Campo Grande

Esta será a primeira vez que ex-alunos de diversas turmas se reunirão para um encontro comemorativo