Profissionais da enfermagem farão uma mobilização no próximo domingo (27) pela valorização dos profissionais e pela redução da jornada de trabalho. A reivindicação ficou ainda mais intensa depois da morte da enfermeira Janaína Silva, que chamou a atenção para as precárias condições de trabalho para os profissionais da área.

Os trabalhadores da enfermagem enfrentam dupla ou tripla jornada, ganham pouco e têm pouco tempo para o lazer, para a família e até mesmo para si. Pensando nisso, profissionais se reúnem em uma mobilização pela valorização do trabalho e em prol redução da jornada para 30 horas.

Para o presidente do Conren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de ), a mobilização da classe é essencial, já que os trabalhadores sofrem com as condições de trabalho. “As pessoas estão adoecendo, em decorrência das más condições que estão submetidas. Muitas vezes estão acumulando mais de um serviço por necessidades financeiras e não por prazer”, avaliou Sebastião Junior Henrique Duarte.

Após morte de enfermeira, categoria se mobiliza pela redução da jornada de trabalho
Foto: Divulgação

O vereador (PSD) também está na organização do manifesto e afirma que a morte de Janaína não é um caso isolado e que há outros profissionais que já tentaram suicídio. “Com certeza aflorou o sentimento da categoria de se manifestar politicamente sobre as demandas. Com a morte da nossa colega, resolvemos realmente tomar o pulso, sinalizar a questão dos profissionais que estão doentes para a gente intervir”.

A manifestação faz parte de um movimento nacional, que contará com mobilizações em Brasília e em São Paulo, segundo o vereador. Os profissionais se reúnem na Praça do Rádio, no centro de , no domingo (27), às 9 horas.