Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após denúncias e abaixo-assinado, ANEEL virá a MS para apurar contas de energia

Após diversos moradores procurarem o Procon-MS para denunciar o aumento abusivo nas contas de energia e, inclusive, assinar manifesto pedindo inspeção na Energisa, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) virá a Mato Grosso do Sul apurar o valor das contas de energia. A informação da vinda de diretor da agência ao Estado foi confirmada […]
Arquivo -

Após diversos moradores procurarem o Procon-MS para denunciar o aumento abusivo nas contas de energia e, inclusive, assinar manifesto pedindo inspeção na Energisa, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) virá a Mato Grosso do Sul apurar o valor das contas de energia.

A informação da vinda de diretor da agência ao Estado foi confirmada pelo superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão. No entanto, ainda não é possível afirmar data que representante da ANEEL chegará a MS.

Muitas contas de energia chegaram a superar um aumento de 100% no valor mensal, inclusive, fatura de R$ 79 mil assustou uma família de três pessoas em Campo Grande. Um abaixo-assinado chegou a ser elaborado por campanha nas redes sociais e, até ultima atualização, havia 2,8 mil assinaturas.

Balanço financeiro

Deputados e representantes da concessionária Energisa, incluindo o presidente Marcelo Vinhaes, se reuniram no dia 13 de fevereiro para discutir sobre as reclamações de consumidores que relataram aumento abusivo nas contas de janeiro. Segundo o presidente da companhia, balanço financeiro da concessionária deve ser entregue aos parlamentares.

O encontro, que reuniu vários deputados, foi presidido por Marçal Filho (PSDB), Pedro Kemp (PT) e Herculano Borges (SD). Entre as justificativas apresentadas pela concessionária sobre o aumento das contas está o forte crescimento de consumo e as altas temperaturas no fim e começo deste ano.

A diretoria da Energisa afirmou, ainda, que municípios atendidos pela concessionária Elektro, entre eles Três Lagoas, também sentiram aumento nas contas. Além do forte calor, a empresa também afirma que variação da alíquota do ICMS contribui para aumento nas contas.

A diretoria da concessionária também afirma que o aumento no consumo da eletricidade em dezembro nas 74 cidades atendidas pela empresa seria suficiente para abastecer, por um mês, as cidades de Corumbá, e , que juntas têm cerca de 400 mil habitantes.

Recorde de reclamações

Superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão também participou do encontro e revelou que só neste mês de janeiro a quantidade de reclamações de consumidores por valores abusivos na conta de energia supera em 50% o número de reclamações da segunda colocada no ranking.

Até o momento, a Energisa contabiliza 3 mil reclamações no Procon. Salomão afirmou também que técnicos da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) foram chamados para virem a MS analisar o consumo no Estado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime