Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após decisão judicial, Laucídio Coelho é interditado e ameaça Expogrande 2019

Decisão do juiz José Henrique Kaster Franco, da 2ª Vara de Direito Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, determinou a interdição do Parque de Exposições Laucídio Coelho. A decisão atende a pedido da 34ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, de autoria do promotor de Justiça Luiz Antônio Freitas de Almeida, que alegou […]
Arquivo -

Decisão do juiz José Henrique Kaster Franco, da 2ª Vara de Direito Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de , determinou a interdição do Parque de Exposições Laucídio Coelho.

A decisão atende a pedido da 34ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, de autoria do promotor de Justiça Luiz Antônio Freitas de Almeida, que alegou ausência de licença ambiental e de equipamentos de segurança para o devido funcionamento do parque, onde eventos como a são realizados.

Na decisão interlocutória, o juiz determina “a formal interdição, por meio de lacres, do Parque de Exposição da requerida” e determina multa diárias de R$ 10 mil, além de cessar “toda e qualquer publicidade acerca de eventos no local, cuja realização está impedida enquanto durar a interdição”.

A decisão também estabelece prazo de 30 dias para que a apresente “elementos concretos e objetivos que indiquem o cumprimento do acordo a que se comprometeu”.

No pedido de interdição, o MP-MS exigiu o integral cumprimento do acordo firmado em ação civil pública na qual a Acrissul assumiu compromisso de não fazer nenhuma atividade festiva sem licença ambiental, “bem como sem a conclusão de obras, serviços e instalação de equipamentos exigidos pelas normas técnicas, pela legislação e pelo órgão ambiental”.

Ainda de acordo com o MP-MS, a Acrissul também se comprometeu a “não realizar as mesmas atividades em descumprimento aos padrões de qualidade ambiental e limites de emissão de ruídos estabelecidos na Lei Municipal nº 2.909 e nas normas técnicas pertinentes, da Resolução CONAMA n. 01/90, a NBR 10.151 (acústica avaliação de ruídos em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade) e a NBR 10.152 (níveis de ruído para conforto acústico), essas últimas da Associação Brasileira de Normas Técnicas”.

Pelo direto ao sossego

Segundo o MP-MS, a Ação Civil Pública e o Acordo Judicial foram a tentativa de conseguir que os eventos tradicionalmente realizados no Laucídio Coelho cumprissem a finalidade de divertir a população sem prejudicar o direito ao sossego dos moradores vizinhos.

O órgão também aponta que, atualmente, o Parque de Exposição não conta com Licença Ambiental para o regular funcionamento e que não apresentou nenhum estudo ou medida de controle ambiental “no tocante ao tratamento acústico para sua aprovação, mesmo tendo sido notificada a fazê-lo desde novembro de 2018”.

Na prática, a interdição ameaça a realização da Expogrande 2019 nas dependências do Parque, cuja programação já tem sido amplamente divulgada pelos organizadores nas redes sociais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Últimas Notícias

Polícia

Filhotes de cachorro são resgatados após serem abandonados em cova de cemitério em MS

Foram resgatados 13 filhotes de cachorro

Polícia

Homem é espancado por grupo com barra de ferro e é socorrido com traumatismo craniano em Campo Grande 

Homem foi levado em estado grave para a Santa Casa

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas