Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após decisão judicial, Laucídio Coelho é interditado e ameaça Expogrande 2019

Decisão do juiz José Henrique Kaster Franco, da 2ª Vara de Direito Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, determinou a interdição do Parque de Exposições Laucídio Coelho. A decisão atende a pedido da 34ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, de autoria do promotor de Justiça Luiz Antônio Freitas de Almeida, que alegou […]
Arquivo -

Decisão do juiz José Henrique Kaster Franco, da 2ª Vara de Direito Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de , determinou a interdição do Parque de Exposições Laucídio Coelho.

A decisão atende a pedido da 34ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, de autoria do promotor de Justiça Luiz Antônio Freitas de Almeida, que alegou ausência de licença ambiental e de equipamentos de segurança para o devido funcionamento do parque, onde eventos como a são realizados.

Na decisão interlocutória, o juiz determina “a formal interdição, por meio de lacres, do Parque de Exposição da requerida” e determina multa diárias de R$ 10 mil, além de cessar “toda e qualquer publicidade acerca de eventos no local, cuja realização está impedida enquanto durar a interdição”.

A decisão também estabelece prazo de 30 dias para que a apresente “elementos concretos e objetivos que indiquem o cumprimento do acordo a que se comprometeu”.

No pedido de interdição, o MP-MS exigiu o integral cumprimento do acordo firmado em ação civil pública na qual a Acrissul assumiu compromisso de não fazer nenhuma atividade festiva sem licença ambiental, “bem como sem a conclusão de obras, serviços e instalação de equipamentos exigidos pelas normas técnicas, pela legislação e pelo órgão ambiental”.

Ainda de acordo com o MP-MS, a Acrissul também se comprometeu a “não realizar as mesmas atividades em descumprimento aos padrões de qualidade ambiental e limites de emissão de ruídos estabelecidos na Lei Municipal nº 2.909 e nas normas técnicas pertinentes, da Resolução CONAMA n. 01/90, a NBR 10.151 (acústica avaliação de ruídos em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade) e a NBR 10.152 (níveis de ruído para conforto acústico), essas últimas da Associação Brasileira de Normas Técnicas”.

Pelo direto ao sossego

Segundo o MP-MS, a Ação Civil Pública e o Acordo Judicial foram a tentativa de conseguir que os eventos tradicionalmente realizados no Laucídio Coelho cumprissem a finalidade de divertir a população sem prejudicar o direito ao sossego dos moradores vizinhos.

O órgão também aponta que, atualmente, o Parque de Exposição não conta com Licença Ambiental para o regular funcionamento e que não apresentou nenhum estudo ou medida de controle ambiental “no tocante ao tratamento acústico para sua aprovação, mesmo tendo sido notificada a fazê-lo desde novembro de 2018”.

Na prática, a interdição ameaça a realização da Expogrande 2019 nas dependências do Parque, cuja programação já tem sido amplamente divulgada pelos organizadores nas redes sociais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dourados terá 3 voos semanais para SP e venda de passagens começam amanhã, diz governador

VÍDEO: motorista de MS cai com carreta no Rio Paraná

CMN simplifica uso de recursos da LCA por cooperativas de crédito

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

Últimas Notícias

Brasil

STF tem maioria para condenar Carla Zambelli a 10 anos de prisão e à perda do mandato

Moraes propôs uma pena de 10 anos de reclusão

Polícia

Policial atira em pneu de carro após motorista avançar propositalmente contra casal

O motorista conseguiu fugir mas foi identificado

Brasil

Juiz determina suspensão imediata de todos os descontos de aposentadorias em favor da Contag

A decisão suspende "todo e qualquer desconto associativo"

Trânsito

Ciclista morre atropelado na BR-267 e condutor foge do local

O condutor não parou para prestar socorro e fugiu do local