Foi definido um aumento de 5% no para cerca de 30 mil trabalhadores da em . O reajuste faz parte do acordo fechado entre o Sintracom (Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Campo Grande) e o Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção) que aconteceu oficialmente na sexta-feira (09).

Além do salário, outros benefícios foram aprimorados, como por exemplo, o vale-alimentação que teve um aumento de 6% e o desconto do vale-transporte que caiu para 3%, sendo que pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) o desconto é de 6%.

Para José Abelha, presidente do Sintracom de Campo Grande, o reajuste traz ganho real aos trabalhadores tendo em vista que é um índice acima da inflação do período que foi de 3,9%.

“Tivemos recentemente uma Reforma Trabalhista então muitos direitos foram tirados, mas nós temos a Convenção Coletiva que hoje sobrepõe o legislado. Muitas categorias hoje estão perdendo os direitos porque não têm paciência de chegar e negociar. Os sindicatos precisam saber conversar com o patronal para que ninguém saia prejudicado”, afirma Abelha.

O acordo fechado é retroativo ao mês de março, que é a data-base da categoria. Portanto, os trabalhadores ainda vão receber a diferença dos meses de março até agora.