Os moradores que não desejam mais receber ligações indesejadas de telemarketing das empresas de telecomunicações, podem se cadastrar na lista do ‘Não me Perturbe’, site desenvolvido pela (Agência Nacional de Telecomunicações), desde o dia 16 de julho.

A facilidade para se livrar dessas chamadas pode até aumentar a demanda em , pois conforme a Anatel, no primeiro semestre de 2019, a agência recebeu apenas 174 reclamações de consumidores no Estado.

A Anatel disse ao Midiamax que ainda não há disponível os dados das reclamações por Estado, mas apresentou números que representam a importância do ‘Não me Perturbe’ para os consumidores.

Conforme dados da agência, o número é pequeno se comparado com reclamações do Estado de São Paulo e Minas Gerais, por exemplo, com 4,9 mil e 2,8 mil reclamações no mesmo período.

O desenvolvimento da plataforma online também contribuiu para que os números de reclamações aumentassem no país. Pois, no primeiro semestre de 2019, a Anatel teve 16.621 reclamações e em apenas uma semana do ‘Não me Perturbe’ no ar, agência recebeu 1,438 milhões de inscrições.

O site e o ‘

Para resolver o problema e tornar a vida dos clientes, e não clientes, mais fácil, a Anatel criou o site ‘Não Me Perturbe’, onde os que não desejarem receber esse tipo de chamada podem incluir seu nome em uma lista.

A lista vai ser única e atingirá as principais empresas do setor: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Essas empresas também deverão, nesse prazo, criar e divulgar amplamente um canal por meio do qual o consumidor possa manifestar o seu desejo de não receber ligações.

Segundo a Anatel, se uma pessoa solicitar a sua inclusão e continuar recebendo ligações de oferta de bens e serviços de telecomunicações, ele pode ligar para o número 1331 e fazer uma reclamação. As sanções podem variar de advertência a multa de até R$ 50 milhões.

O Midiamax desenvolveu o passo a passo para os consumidores que quiserem cadastrar-se. Confira:

Antes do ‘Não me Perturbe’, Anatel teve apenas 174 reclamações de operadoras em MS

  • 1° passo: O consumidor precisa acessar o site do ‘Não me Perturbe’, clicando aqui. Na página inicial, haverá três opções centrais, sendo necessário clicar em “cadastro”. Também é possível acessar “sobre” e “contato”.

Antes do ‘Não me Perturbe’, Anatel teve apenas 174 reclamações de operadoras em MS

  • 2° passo: clique em “Solicitar Bloqueio”. Em outros momentos, é possível acompanhar o número de telefone e, caso precise, solicitar o desbloqueio.

Antes do ‘Não me Perturbe’, Anatel teve apenas 174 reclamações de operadoras em MS

  • 3° passo: Por ser a primeira vez, é necessário criar um novo login. Para isso, clique em “Criar um login”.

Antes do ‘Não me Perturbe’, Anatel teve apenas 174 reclamações de operadoras em MS

  • 4° passo: Em seguida, a página para o cadastramento é simples. Basta apenas colocar nome, CPF, e-mail e uma senha. Depois, confirme o login na caixa de entrada do e-mail cadastrado.

Antes do ‘Não me Perturbe’, Anatel teve apenas 174 reclamações de operadoras em MS

  • 5° passo: Por fim, a última e mais esperada etapa: insira o número de telefone, selecione a prestadora de serviços e clique e cadastrar.