Representando Mato Grosso do Sul, o aluno Nicolas dos Santos Sá e a professora Elaine Darnizo foram premiados em segundo lugar na Olimpíada de Língua Portuguesa. As medalhas foram entregues na terça-feira (10), em São Paulo.

O garoto cursa o 8º ano na escola municipal “Imaculada Conceição” em Campo Grande. A medalha de prata foi conquistada com a crônica “Manoel e o vendedor de bugigangas”.

Nicolas e Elaine foram os únicos representantes de MS a participarem da final, que contava com 38 concorrentes na categoria de crônicas. A dupla já havia viajado para a capital paulista em outubro deste ano, quando foi selecionada para a semifinal do concurso. Na viagem anterior, aluno e professora participaram de passeios culturais, palestras e de produção de texto.

Olimpíada de Língua Portuguesa

A competição é organizada pelo Ministério da Educação em parceria com o Itaú Social, é coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Em 2019, a Olimpíada teve a participação de mais de 34 mil escolas e 65 mil professores da rede pública estadual e 4.740 das redes municipais.

Foram pelo menos 171 mil estudantes inscritos em cinco  categorias: poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º),  crônica (8º e 9º), documentário (1º e 2º ano do Ensino Médio) e artigo de opinião (3º ano do Ensino Médio).