As más condições de manutenção flagradas por fiscais durante uma operação fizeram a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) determinar a saída de circulação de um micro-ônibus de operador autônomo da linha – Fátima do Sul. A região da Grande Dourados foi foco de fiscalização na quarta-feira (06.02), para checar a regularidade da prestação do serviço de empresas e autônomos e coibir transporte ilegal.

O veículo autorizado do autônomo Gramaci Ferreira Lino de Oliveira precisou ser retido e só poderá voltar a rodar após corrigir a série de problemas técnicos identificados, que poderiam colocar em risco a segurança dos passageiros.

Situação precária encontrada em um dos ônibus vistoriados

Além de problemas técnicos, o operador foi autuado por falta de emissão dos bilhetes de passagem. Operadores autônomos que fazem linhas regulares precisam emitir individualmente o bilhete de cada passageiro, assim como ocorre com as empresas concessionárias.

Fretamento

Já um operador de fretamento foi autuado, no posto da Polícia Militar Rodoviária em Dourados, por situação inversa. Prestador de serviço turístico, o veículo portava a autorização de fretamento eventual, no entanto, foi constatado que levava passageiros cobrando passagens, o que não é permitido.