Pular para o conteúdo
Cotidiano

Agentes realizam vistorias em imóveis para combater criadouros de mosquito

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande, por meio da CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais), iniciou nesta semana uma força-tarefa para vistoriar imóveis e ajudar a eliminar focos e potenciais criadouros do mosquito aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – nas áreas onde o Levantamento Rápido de Infestação […]
Arquivo -
(Foto: Divulgação/PMCG)
(Foto: Divulgação/PMCG)

A (Secretaria Municipal de Saúde) de , por meio da CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais), iniciou nesta semana uma força-tarefa para vistoriar imóveis e ajudar a eliminar focos e potenciais criadouros do aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – nas áreas onde o Levantamento Rápido de Infestação do Aedes, realizado no mês de novembro, apontou índices superiores a 1%, o que coloca estes locais em alerta. A primeira região a receber os trabalhos foi a do Segredo e a ação deve se expandir para as demais localidades até o fim do ano.

Na última terça (19) e quarta-feira (20) os agentes estiveram percorrendo os bairros localizados na área de abrangência das UBSF Azaleia, UBSF e da UBS São Francisco que, inclusive, registrou o segundo maior índice de infestação (2.9%), ficando atrás somente da área da UBS 26 de agosto, que teve 3.6%.

Ao todo foram aproximadamente 1,2 mil imóveis inspecionados e mil depósitos eliminados, com mais de 40 agentes envolvidos. Além da realização do chamado trabalho mecânico, com a eliminação de focos, os moradores também recebem orientações sobre a maneira correta de prevenir a proliferação do mosquito, evitando o acumulo indevido de materiais inservíveis de pequeno ou grande volume que possam acumular água e se tornar criadouros.

De acordo com a Sesau, neste ano, Campo Grande enfrentou uma das maiores epidemias de dengue já registradas. Foram R$27 milhões empenhados na compra de insumos, medicamentos e pagamento de plantões para reforço no atendimento.

De janeiro até o dia 19 de novembro foram registrados 16.547 casos confirmados de dengue no município. Somente em março, onde ocorreu o pico da epidemia, foram 9.721 notificações. Oito pessoas foram vítimas fatais da doença.  Casos de zika e chikungunya foram 431 e 235, respectivamente.

Prevenção

Para evitar a doença, é preciso se atentar em alguns cuidados básicos no dia a dia e manter sempre o ambiente protegido contra os focos. Nas lajes e calhas, tire folhas e tudo o que impeça o escoamento da água; pneus velhos ou que não estão sendo utilizados devem ser guardados em locais secos e cobertos; bordas de fontes e piscinas devem ser lavadas com escova semanalmente; pratos de vasos de flores e de plantas devem ser preenchidos com areia; garrafas e embalagens PET podem ser encaminhadas para a coleta seletiva ou guardadas de boca para baixo.

Além disso, as caixas d’água devem estar sempre bem tampadas; busque colocar água sanitária em ralos e locais que possam ter água parada; o lixo deve ser colocado em sacos plásticos fechados e depositados em lixeiras, que também devem estar tampadas; potes de água de animais domésticos devem ser lavados com água e sabão; materiais de construção devem ser armazenados em ambientes cobertos e secos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Burros flagrados ‘passeando’ por Campo Grande são resgatados; CCZ orienta sobre serviço de resgate

Promessa realizada há 73 anos ganha desfecho em Paróquia de Campo Grande

Justiça Eleitoral marca julgamento de vereador acusado de compra de votos em Corumbá

Federação repudia crimes em terreiros e diz que acusados de tortura e abuso sexual não são pais de santo

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

superfaturamento contratos dsei operação campo grande

Dono de locadora de veículo em Campo Grande foi preso pela PF em ação contra desvios no Dsei de MT

Últimas Notícias

Brasil

SC: Seis advogados são presos por suspeita de lesar mais de mil idosos

Criminosos abordavam idosos na rua, em casa e na internet por meio de uma instituição de fachada para assinar documentos

Política

Entidades de MS integram carta com 90 assinaturas por sanção integral do Licenciamento Ambiental

Segundo o texto encaminhado ao presidente Lula, o texto proposto corrige distorções e traz eficiência na relação da produção com a sustentabilidade

Brasil

Neta de Lula comete gafe ao falar da independência dos EUA

Bia Lula estava defendendo o Pix e criticando as tarifas de Donald Trump

Política

Antes de embarcar para os EUA, senadora Tereza Cristina discute investimentos com prefeita de Campo Grande

Grupo debateu infraestrutura, parcerias público-privada e os eventos para o aniversário de Campo Grande