Agentes continuam vistorias em imóveis para combater criadouros de mosquito
Os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – continuam sendo intensificados em Campo Grande. Desde o início desta semana, agentes da CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais) atuam na eliminação de focos e potenciais criadouros do mosquito e na orientação dos moradores nas áreas que estão […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – continuam sendo intensificados em Campo Grande. Desde o início desta semana, agentes da CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais) atuam na eliminação de focos e potenciais criadouros do mosquito e na orientação dos moradores nas áreas que estão com índices altos, com base no LiRaa (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes) realizado neste mês.
Nesta quarta-feira (27), os agentes estiveram percorrendo a área de abrangência da UBSF Jardim Botafogo fazendo a vistoria dos imóveis. Ações semelhantes já ocorreram nas áreas da UBSF Jardim Azaleia, UBSF Jardim Seminário, UBS São Francisco e UBS 26 de Agosto.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Veruska Lahdo, o objetivo é reforçar a prevenção para garantir que o município não sofra com novas epidemias. “Até o fim do ano iremos realizar ações em todas as regiões que tiveram índices maiores de infestação, reforçando a necessidade da colaboração de todos. Não basta apenas o Poder Público fazer a sua parte, a população também precisa ajudar neste enfrentamento, considerando que 80% dos focos ainda são encontrados dentro das casas”, afirma.
Nestas ações, além da realização do chamado trabalho mecânico, com a eliminação de focos, os moradores também recebem orientações sobre a maneira correta de prevenir a proliferação do mosquito, evitando o acumulo indevido de materiais inservíveis de pequeno ou grande volume que possam acumular água e se tornar criadouros.
Casos e prevenção
De janeiro até o dia 19 de novembro foram registrados 16.547 casos confirmados de dengue no município. Somente em março, onde ocorreu o pico da epidemia, foram 9.721 notificações. Oito pessoas foram vítimas fatais da doença. Casos de zika e chikungunya foram 431 e 235, respectivamente.
Para evitar a doença, é preciso se atentar em alguns cuidados básicos no dia a dia e manter sempre o ambiente protegido contra os focos. Nas lajes e calhas, tire folhas e tudo o que impeça o escoamento da água; pneus velhos ou que não estão sendo utilizados devem ser guardados em locais secos e cobertos; bordas de fontes e piscinas devem ser lavadas com escova semanalmente; pratos de vasos de flores e de plantas devem ser preenchidos com areia; garrafas e embalagens PET podem ser encaminhadas para a coleta seletiva ou guardadas de boca para baixo.
Além disso, as caixas d’água devem estar sempre bem tampadas; busque colocar água sanitária em ralos e locais que possam ter água parada; o lixo deve ser colocado em sacos plásticos fechados e depositados em lixeiras, que também devem estar tampadas; potes de água de animais domésticos devem ser lavados com água e sabão; materiais de construção devem ser armazenados em ambientes cobertos e secos.
Notícias mais lidas agora
- Jogo do bicho sobrevive em Campo Grande enquanto ‘guerra pelo controle’ segue nos bastidores
- Ex que matou Simone com tiro em granja e usou carro furtado para fugir se entrega à polícia
- Vítima da ‘golpista do bocão’ em MS gasta mais de R$ 20 mil para retirar PMMA da boca
- Noite atípica: 4 policiais tiveram que atender mais de 30 flagrantes de violência doméstica na Deam
Últimas Notícias
VÍDEO: Caminhonete pega fogo em estacionamento de hotel e gerador de energia explode em Coxim
Felizmente ninguém ficou ferido.
‘Emprega CG’ oferta 90 vagas com chances de contratação imediata em Campo Grande
As ações do Emprega CG ocorrem nesta terça (12) e quarta-feira (13)
Vereadores pedem relatório sobre situação financeira de Campo Grande à Prefeitura
O presidente da Câmara Municipal, Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), disse que vereadores encaminharam pedido de relatório à Prefeitura Municipal para questionar sobre a situação financeira do Executivo. Segundo o vereador, o relatório deverá ser entregue pelo Município ainda nesta semana e deverá esclarecer a situação econômica da prefeitura. “Nós temos a Comissão de…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.