Pular para o conteúdo
Cotidiano

Ação popular tenta barrar na Justiça desmatamento do Parque dos Poderes

Depois de um abaixo-assinado com mais de 10 mil assinaturas, uma ação popular na Justiça quer impedir o desmatamento no Parque dos Poderes, em Campo Grande. O desmatamento de cerca de 3 hectares é um pedido do Governo de MS ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) para a construção de […]
Arquivo -
Parque dos Poderes (Foto Marcos Ermínio)
Parque dos Poderes (Foto Marcos Ermínio)

Depois de um abaixo-assinado com mais de 10 mil assinaturas, uma ação popular na Justiça quer impedir o no , em . O desmatamento de cerca de 3 hectares é um pedido do Governo de MS ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) para a construção de estacionamento, uma base do Corpo de Bombeiros, PGE (Procuradoria Geral do Estado) e para aumentar a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda).

A ação popular é de autoria de um advogado, que argumenta que a lei que criou o Complexo dos Poderes estabelece normas, como “preservar, defender a mata nativa do Cerrado e proteger, oferecendo mecanismos de fiscalização no combate à degradação e à modificação da fauna e da flora nativas”. Uma ação popular é um meio processual em que qualquer cidadão pode questionar judicialmente a validade dos atos que possam prejudicar o patrimônio público ou o meio ambiente, como é o caso.

O autor pede a suspensão do processo no Imasul para o desmatamento do Parque dos Poderes. No processo, ele ainda pede que a justiça determine ao Estado que apresente estudos dos impactos ambientais, documentos e autorizações. O juiz da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande intimou o Estado de Mato Grosso do Sul a se pronunciar.

Há dez dias, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) confirmou que seguirá com o projeto de construção de secretarias e estacionamentos na região do Parque do Poderes, levando a derrubada da mata nativa do local. O governador foi claro ao apontar que toda aquela região é para uso do Governo.

“Existe uma Lei aprovada que determina os espaços que podem ser ocupados por edificações públicas. Aquilo que já está definido será mesmo construído. O parque é dos Poderes, então todo Poder vai ficar dentro dele”, aponta. Azambuja lembra, ainda, que essas construções vão ajudar a população. “Com todos os Poderes no mesmo lugar, vai facilitar para população, pois em um mesmo lugar”, defendeu.

Ameaça à fauna e a flora

Ambientalistas de Campo Grande clamam por conscientização por parte dos administradores. A principal preocupação, é que toda a área é um importante observatório do Cerrado brasileiro, que recebe visitas o ano inteiro e tem grande peso no equilíbrio natural.

“Decisão equivocada, tomada sem pensar na qualidade de vida da comunidade e muito menos nas inúmeras espécies da fauna e da flora do Cerrado” aponta a bióloga e educadora ambiental, Simone Mamede, 46, ativa na causa de defesa ambiental há mais de 20 anos.

(colaborou Kamila Alcântara)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)