Pular para o conteúdo
Cotidiano

Aberto ao público, evento quer estimular consumo e produção de frutos nativos de MS

Frutos nativos e exóticos do Cerrado e Pantanal na mesa do sul-mato-grossense. Este é o objetivo do 3º Sinatex, o Simpósio de Frutos Nativos e Exóticos, que será realizado de 30 de setembro a 3 de outubro deste ano, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Esse ano, o tema do simpósio será […]
Arquivo -
Foto: Divulgação/UFMS
Foto: Divulgação/UFMS

Frutos nativos e exóticos do e na mesa do sul-mato-grossense. Este é o objetivo do 3º Sinatex, o Simpósio de Frutos Nativos e Exóticos, que será realizado de 30 de setembro a 3 de outubro deste ano, na (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Esse ano, o tema do simpósio será “Tecnologias disruptivas, novos caminhos”, e irá discutir como essas tecnologias têm transformado o setor de alimentos. Além disso, haverá espaço para debates sobre sustentabilidade, aspectos nutricionais e consumo desses frutos.

“O Sinatex visa estimular o consumo e a produção de frutos nativos e exóticos e poderá contribuir quanto ao conhecimento e experiência, tanto para acadêmicos como professores, profissionais do agronegócio, produtores rurais, comunidades tradicionais e empresas do ramo alimentício”, explica a professora Priscila Aiko Hiane Siroma, uma das responsáveis pela organização.

Juntamente ao simpósio, também será promovito o V Enata – o Encontro Acadêmico de Tecnologia em Alimentos; e a Sealim 1.0 – a Semana de Engenharia de Alimentos. Os eventos visam promover a integração de acadêmicos com profissionais da área de Alimentos.

Os três eventos se articularão juntos para mostrar a importância da valorização de recursos do Cerrado e do Pantanal como fonte de alimento e renda em comunidades rurais, unindo benefícios econômicos a práticas conservacionistas.

“Os eventos serão realizados juntos por terem temáticas interligadas, e assim foi possível programar num mesmo período palestras, minicursos, mesas redondas e exposições sobre diversos temas e assuntos”, define Priscila.

Nomes importantes compõe a programação, incluindo docentes e pesquisadores de instituições tradicionalmente reconhecidas e de renome como Unicamp, Ifam, UFMS, UFLA, Embrapa e Abia, bem como empresários e profissionais/produtores da área alimentícia.

Haverá também apresentação de trabalhos científico e paralelamente a essas atividades, uma feira agroecológica, com atividades integrativas como a degustação de pratos culinários elaborados com frutos regionais.

Serviço –  O 3º Sinatex, juntamente com o V Enata e a Sealim 1.0 serão realizados de 30 de setembro e 03 de outubro de 2019, no auditório Professor Inard Adami da FACFAN (Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição), localizado na UFMS (Avenida Costa e Silva – Bairro Universitário). Outras informações pelo site: www.sinatex.ufms.br.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Autor de feminicídio deixou ‘carta’ antes de matar professora

Jantar de Lula no Alvorada tem presença de Moraes, ministros do STF e Gonet

Polícia apreende armas e pássaros mantidos ilegalmente em cativeiro

Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Agência deverá pagar R$ 10 mil a cliente por falha em cancelamento e agendamento de voo

Últimas Notícias

Brasil

Ferramentas jurídicas são fundamentais para reduzir feminicídios

Ministra entende como muitas mulheres se sentem culpadas na hipótese de denunciar

Polícia

Polícia apreende 1,8 tonelada de maconha e recupera caminhonete

Na caminhonete foram localizados e apreendidos 1.824,6 kg de maconha

Brasil

Câmara declara perda de mandato a 7 deputados e dá posse a substitutos

Mesa Diretora da Casa publicou ato na quarta-feira (30) confirmando a perda das vagas

Esportes

Flamengo tem estreias, mas perde no Maracanã e vê Atlético-MG abrir vantagem na Copa do Brasil

Flamengo precisa vencer por dois ou mais gols de diferença na Arena MRV