Frutos nativos e exóticos do e na mesa do sul-mato-grossense. Este é o objetivo do 3º Sinatex, o Simpósio de Frutos Nativos e Exóticos, que será realizado de 30 de setembro a 3 de outubro deste ano, na (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Esse ano, o tema do simpósio será “Tecnologias disruptivas, novos caminhos”, e irá discutir como essas tecnologias têm transformado o setor de alimentos. Além disso, haverá espaço para debates sobre sustentabilidade, aspectos nutricionais e consumo desses frutos.

“O Sinatex visa estimular o consumo e a produção de frutos nativos e exóticos e poderá contribuir quanto ao conhecimento e experiência, tanto para acadêmicos como professores, profissionais do agronegócio, produtores rurais, comunidades tradicionais e empresas do ramo alimentício”, explica a professora Priscila Aiko Hiane Siroma, uma das responsáveis pela organização.

Juntamente ao simpósio, também será promovito o V Enata – o Encontro Acadêmico de Tecnologia em Alimentos; e a Sealim 1.0 – a Semana de Engenharia de Alimentos. Os eventos visam promover a integração de acadêmicos com profissionais da área de Alimentos.

Os três eventos se articularão juntos para mostrar a importância da valorização de recursos do Cerrado e do Pantanal como fonte de alimento e renda em comunidades rurais, unindo benefícios econômicos a práticas conservacionistas.

“Os eventos serão realizados juntos por terem temáticas interligadas, e assim foi possível programar num mesmo período palestras, minicursos, mesas redondas e exposições sobre diversos temas e assuntos”, define Priscila.

Nomes importantes compõe a programação, incluindo docentes e pesquisadores de instituições tradicionalmente reconhecidas e de renome como Unicamp, Ifam, UFMS, UFLA, Embrapa e Abia, bem como empresários e profissionais/produtores da área alimentícia.

Haverá também apresentação de trabalhos científico e paralelamente a essas atividades, uma feira agroecológica, com atividades integrativas como a degustação de pratos culinários elaborados com frutos regionais.

Serviço –  O 3º Sinatex, juntamente com o V Enata e a Sealim 1.0 serão realizados de 30 de setembro e 03 de outubro de 2019, no auditório Professor Inard Adami da FACFAN (Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição), localizado na UFMS (Avenida Costa e Silva – Bairro Universitário). Outras informações pelo site: www.sinatex.ufms.br.