Pular para o conteúdo
Cotidiano

A partir de 2020, CPF será obrigatório para cadastro do passe estudantil

A emissão do passe de estudante de estudantes será diferente em 2020, a principal mudança será a obrigatoriedade do CPF para utilizar o benefício. O projeto tem iniciativa da Prefeitura de Campo Grande, através da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) em parceria com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). […]
Arquivo -
Foto: Divulgação/ Prefeitura Campo Grande
Foto: Divulgação/ Prefeitura Campo Grande

A emissão do passe de estudante de estudantes será diferente em 2020, a principal mudança será a obrigatoriedade do CPF para utilizar o benefício. O projeto tem iniciativa da Prefeitura de , através da (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) em parceria com a (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

O novo sistema de emissão deverá agilizar o processo de emissão do benefício, já que as escolas e universidades passarão a validar os dados junto com a Agetran de forma digital. Mudança que resultará na diminuição do uso de papel, tornando o processo mais sustentável.

“Menos papel, envio de documentos e fotos através do celular e otimização dos processos. O novo sistema foi criado ouvindo o usuário e os servidores que o utilizam”, disse o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso.

O diretor-presidente da Agetran, Janine de Lima Bruno, informou que a mudança faz parte das exigências do Ministério Público Estadual (MPE). Baseado no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado no dia 20 de novembro de 2018 com a Agetran, Consórcio Guaicurus, Secretaria de Educação do Estado e do Município, Sinepe (Sindicato de Estabelecimento de Ensino de Mato Grosso do Sul) e Conselhos Tutelares.

“Conforme ficou estabelecido no TAC assinado entre todas as partes, esta medida passa a valer para o exercício de 2020. Os pais ou responsáveis pelos alunos deverão  ficar atentos a obrigatoriedade e providenciar a inscrição do CPF de seus filhos”, afirma Janine.

A gratuidade de passagem em transporte coletivo atende 46,6 mil estudantes. E segundo a prefeitura, a obrigatoriedade do CPF para a emissão do benefício garantirá maior controle no cadastramento, evitando duplicidade nas concessões.

Os treinamentos serão oferecidos pela Agetec, em parceria com a Agetran. As primeiras oficinas de apresentação da nova ferramenta começam em novembro e será realizada em todas as instituições de ensino públicas e privadas.

Na prática, o que muda?

A partir do próximo ano, os estudantes deverão levar apenas o protocolo e apresentar os documentos originais nas instituições de ensino. Com a certificação dos documentos, a escola ou universidade deverá encaminhar o pedido a Agetran de forma digital.

A emissão do passe continua sendo realizada pelo Consórcio Guaicurus, que passa a ter prazo de oito dias para a confecção. O prazo começa a ser contato a partir da validação, feita pela Agetran, dos documentos e informações.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
vereadores campo grande

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Vem aí! Anne Hathaway mostra caracterização para sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

Últimas Notícias

Polícia

Homem tenta disfarçar, mas acaba preso com cocaína em ‘campinho’ da Capital

Droga foi avaliada em R$ 800

Brasil

Moraes determina bloqueio de bens e contas de Eduardo Bolsonaro

O parlamentar está impedido de fazer transações financeiras, inclusive receber doações em dinheiro, via Pix

Polícia

Acidente entre moto e kombi deixa dois feridos no São Conrado

Os relatos à reportagem afirmam que este seria o terceiro acidente registrado no dia

Brasil

Moraes vê descumprimento de medidas e dá 24h para Bolsonaro se explicar sob risco de prisão

Ex-presidente concedeu entrevistas transmitidas em redes sociais nesta segunda-feira