Pacientes esperam na calçada

Morador do bairro São Francisco reclama de atendimento na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Jardim Paradiso, em . O leitor enviou vídeo ao Jornal Midiamax em que pacientes esperam pela entrega de fichas na calçada em frente à unidade. Segundo ele, a UBSF distribui apenas 10 fichas de atendimento por dia.

Djalma da Costa Xavier levou a esposa para a unidade de saúde às 4h da manhã, onde ela esperou quase três horas. “Estava frio e tivemos que esperar na rua, as crianças ficaram abrigadas dentro do carro. A gente queria ver o que pode melhorar porque tem uma salinha, só que a gente não pode entrar para se acolher”, conta.

O campo-grandense conta que só às 6h50 desta terça-feira (27) os funcionários começaram a distribuir as senhas. Os pais esperaram por quase 3 horas apenas para retirar a senha de atendimento para a filha caçula. “Ficamos esperando com minhas filhas, uma de 5 anos e a outra de 2 anos que está doentinha”.

O Jornal Midiamax questionou a Prefeitura Municipal sobre a quantidade de senhas distribuídas para os pacientes. A Prefeitura limitou-se a responder que as fichas são entregues todos os dias. “Há também atendimentos de demanda espontânea, ou seja, para pacientes que não têm consulta agendada e trocas de receitas. Nestes casos, é feito o acolhimento, classificação de risco, e a enfermeira faz a avaliação. As UBSF's funcionam em horário comercial, conforme orientação do Ministério da Saúde”.

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 9207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.