Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: Idoso morre enquanto espera atendimento na UPA Leblon e família acusa de negligência

A família da vítima acusa ter havido negligência e relata que, apesar dos sintomas de infarto, o idoso somente recebeu atendimento médico quando desmaiou, na recepção da UPA
Arquivo -

Um idoso de 74 anos identificado como Miguel Lisboa morreu na madrugada do domingo (3) enquanto aguardava atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Leblon, em . A família da vítima acusa ter havido negligência e relata que, apesar dos sintomas de infarto, o idoso somente recebeu atendimento médico quando desmaiou, na recepção da UPA.

Segundo Maria Aparecida Lisboa, filha de Miguel, o idoso havia dado entrada na unidade por volta das 4h10 do domingo e teria passado apenas pela triagem. “Ele estava com pressão alta e se queixando de muita queimação no estômago e falta de ar. Ele se levantou e foi para área externa, quando ele caiu e desmaiou”, relata.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que o idoso recebe massagem cardíaca de uma pediatra que estava de plantão na unidade. Segundo a família, o médico clínico-geral teria interrompido o atendimento. Na sexta-feira (1º), ele já teria dado entrada num posto de saúde com os mesmos sintomas, mas recebendo alta quando a pressão foi normalizada.

De acordo com nota enviada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), a secretaria nega demora no atendimento e afirma que o quadro de profissionais da unidade estava completo com cinco médicos e três enfermeiros (no período) escalados. A nota também reforça que uma sindicância será montada para averiguar se houve negligência por parte dos plantonistas.

Confira a nota na íntegra:

“Primeiramente, a SESAU lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares do sr. Miguel Lisboa pela perda e reforça que todas as medidas serão tomadas para apurar as responsabilidades e se houve negligência no atendimento a este paciente, uma vez que o quadro de profissionais da unidade estava completo com cinco médicos e três enfermeiros (no período) escalados.

O paciente deu entrada na na madrugada de sábado para domingo, dia 3, e às 04h53 passou pela triagem queixando-se de uma forte dor de estomago. O técnico de enfermagem que fez o acolhimento colheu o relato e o paciente retornou para aguardar o atendimento médico. Cerca de 20 minutos depois ele teve Parada Cardiorrespiratória na recepção da unidade.

Enfermeiros e médicos tentaram reanimar o paciente fazendo a massagem cardíaca, mas sem sucesso. Ele já se encontrava em assistolia, que é a ausência de ritmo. Nestes casos não é recomendado o uso de desfibrilador”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça nega liminar e mantém assessor de Claudinho Serra preso por corrupção e lavagem

maria do bairro novela reprise sbt 30 anos

Maria do Bairro completa 30 anos e ganha nova reprise imediata no SBT; veja que dia começa

Cerveja ficou mais cara no Centro-Oeste, aponta pesquisa sobre variação de preços

TCE-MS vai pagar R$ 371 mil para empresa gerenciar frota de sete veículos

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Carne bovina: Abrafrigo prevê perda de US$ 1,3 bilhão em 2025 com tarifa dos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Dudu é condenado a seis jogos de suspensão e multa do STJD por misoginia contra Leila Pereira

Atleta foi denunciado em artigo do CBJD sobre punição a quem pratica atos discriminatórios

Brasil

Em dia de operação contra Jair Bolsonaro, Flávio desembarca na Europa

Senador fez posta nas redes sociais declarando apoio ao ex-presidente

Cotidiano

Com alerta de queda de temperatura, Ponto de Apoio permanece ativo no Parque Ayrton Senna

O espaço será aberto às 18h e atenderá pessoas em situação de rua

Esportes

Nova técnica do Fortaleza será 1ª mulher à frente de time masculino no basquete brasileiro

Nova treinadora chamou atenção por suas habilidades com desenvolvimento pessoal e coletivo durante os treinamentos em times no exterior