Pelo menos 200 pessoas participam de ato

Pelo menos 200 servidores administrativos da educação, que entraram em greve nesta terça-feira (10), participam de manifestação na frente da SED (Secretaria Estadual de Educação), no Parque dos Poderes, em . Os servidores chegaram ao local por volta das 9 horas usando ‘nariz de palhaço', em referência ao pedido de valorização da categoria, portando faixas e apitos. A categoria tenta entregar a minuta de reivindicações à titular da SED, Maria Cecília Amendola.

A previsão é de outras delegações de servidores de escolas do interior do Estado cheguem ao local. Por enquanto, os ônibus estão impedidos de seguir viagem por conta dos bloqueios em rodovias federais promovidos pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) no Estado.

Por ser o primeiro dia de greve, as escolas estaduais estão com funcionamento normal. A categoria de administrativos compreende os servidores das secretarias, limpeza, merendeiros entre outros. A previsão da é que após três dias de greve, as escolas fiquem inviabilizadas de funcionar e os professores também façam adesão à greve, pois, sem merenda e sem limpeza não tem como as escolas abrirem.

Wilds Ovando, presidente do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Campo Grande) e membro da diretoria da Fetems (Federação dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso do Sul) destacou que a greve, que é a primeira da categoria – até então os servidores administrativos entravam em greve junto aos professores- é um momento histórico.

“E um momento histórico da categoria mostrar o valor dos trabalhadores administrativos. A escola é composta de professores, estudantes, comunidade e administrativos. Valorizar o nosso trabalho é valorizar a escola. Também somos educadores”, afirmou.

De acordo com o presidente da Fetems, Jaime Teixeira, a greve conta com a adesão de pelo menos 70% dos trabalhadores administrativos em 383 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. São cerca de seis mil administrativos no total.

Segundo Teixeira, há um decreto que estipula o número de aproximadamente 10,2 mil servidores administrativos no Estado. O documento que deve ser entregue à SED é composto por três reivindicações:  a realização de concurso para completar o quadro, o plano de cargos e carreira e a incorporação do abono de R$ 200 ao salário. A categoria diz aceitar que a incorporação seja feita em duas parcelas de R$ 100 (uma neste ano e a segunda em 2019).

“Queremos que o governo incorpore esse abono, não existe impedimento legal. Valorizar o administrativo é valorizar uma escola de qualidade”, disse Teixeira. Segundo o representante, a previsão é de que a adesão chegue a 100% nos próximos dias.  

Segundo a Fetems e os Simted – que são 74 sindicatos municipais de educadores em Mato Grosso do Sul- afirmam não reconhecer o Sinfae (Sindicato dos Funcionários Administrativos da Educação) como entidade representativa dos administrativos. O Sinfae teria aceitado a proposta do governo Estadual para que os servidores não entrassem em greve.