Para o produtor rural Carlos Eduardo Barneze, de 49 anos, encontrar animais silvestres em sua chácara não é novidade. Acostumado a ver araras, tucanos e cobras, o produtor ficou admirado ao flagrar um casal de tamanduás em sua lavoura na noite deste domingo (19) em , a 28 km de Campo Grande.

Carlos costuma pulverizar a plantação durante a noite, devido ao clima mais ameno, foi quando encontrou dois tamanduás, que pareciam brigar entre si. “Eu fiquei admirado, foi lindo demais. Eu já sabia que tinha um [tamanduá] morando por aqui, mas nunca tinha visto um casal”, conta. Com uma distância de menos de 10 metros, o produtor rural explica que nunca havia estado tão perto dos animais, que são ariscos.

A chácara de Carlos produz abobrinhas, que são pulverizadas durante a noite. Para trabalhar no escuro, o produtor utiliza a lanterna por medo de pisar em cobras, comuns na propriedade. “Era umas 19 horas, eu fui pulverizar e quando estava quase terminando o trabalho, ouvi um barulho e era tamanduá. Quando fui abastecer o pulverizador, voltei a focar a lanterna e vi o casal”, conta.

O produtor até se atrapalhou ao tentar tirar o celular do bolso para fazer o registro da interação entre os animais. “Achei que eles estavam querendo brigar, vi que era um casal. Cheguei muito perto, foi lindo mesmo”, se admira.