Mudanças pegaram passageiros de surpresa

As mudanças no sistema de transporte coletivo da Capital, implementadas nesta semana pelo Consórcio Guaicurus, pegou passageiros de surpresa e foi assunto na Câmara Municipal, nesta terça-feira (6), já que as ações, apontadas pelos passageiros como prejudiciais, ocorrem após os empresários conseguirem a isenção do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza).

O vereador André Salineiro (PSDB) utilizou a ‘palavra livre’ para informar que “muitas pessoas têm reclamado da redução no número de linhas de ônibus”. Segundo ele, “são atitudes que não condizem que o prometido logo após aprovar a isenção do ISS [ISSQN]”.

Vereador critica redução de linhas de ônibus e desativação de ‘Peg-Fácil’

Mudanças

A redução das linhas e mudanças de horário começaram a valer nesta semana. Por meio de um comunicado no site institucional, que não foi amplamente divulgado, o Consórcio Guaicurus, informou que a partir da meia-noite do domingo (4) disponibilizaria os novos horários dos coletivos. Na verdade, a ação tratava-se da adequação de horários motivada pela redução no número de linhas.

Sem divulgação à população e à imprensa, para as alterações pudessem ser publicadas e atingissem um maior número de pessoas, os passageiros só encontraram informações em blogs. Segundo a página Ligados no Transporte, 16 linhas tiveram redução.

Outra ação que pegou quem utiliza os ônibus diariamente de surpresa foi o fechamento dos ‘Peg-Fácil’ da Avenida Afonso Pena (Shopping Campo Grande e Praça Ary Coelho). Com pequenos cartazes afixados, os passageiros não entenderam o que estava acontecendo e teve quem perdeu a integração temporal, tendo que desembolsar mais R$ 3,70.