O fim do ano chegou e nesta época muita gente aproveita para viajar, seja apenas para passar o réveillon, como para aproveitar as férias até janeiro. Com o período de recesso, as casas vazias são um alvo fácil e ficam vulneráveis a arrombamentos e saques.

Para quem quer evitar encontrar a casa revirada depois das férias, algumas dicas simples podem evitar uma grande dor de cabeça. De acordo com a Polícia Civil, uma boa estratégia é manter as luzes acesas e combinar com os vizinhos de confiança para que fiquem de olho. Os vizinhos também podem ajudar ao recolher os jornais e contas que chegam, já que correspondência acumulada é uma pista de que não tem ninguém em casa.

A Polícia recomenda que o morador jamais divulgue nas redes sociais que está saindo de férias e que, se possível, instale um sistema de alarmes. Outra dica é deixar objetos de valor e dinheiro em uma agência bancária antes de viajar.

Outra dica importante é não deixar as chaves de casa ‘dando bobeira' por aí. “Leve as chaves da casa com você. Não deixe a chave de sua residência em um local inapropriado como debaixo do tapete, próximo à janela ou a um vaso de plantas, por exemplo, é uma deixa para que o ladrão a encontre”, afirma a Polícia Civil. E para quem mora em condomínios e prédios, a recomendação é não deixar as chaves na portaria.